O Acre foi novamente reconhecido como o estado mais seguro da Região Norte do Brasil, conforme dados do Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil, elaborado pela MySide. Os índices, originários do Ministério da Saúde e do IBGE, indicam que o estado apresenta uma taxa de homicídios intencionais de 24,9 por 100 mil habitantes, ligeiramente abaixo da média nacional, que é de 26.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, enfatiza que a conquista deste título no ano anterior já sinalizava a eficácia das políticas de segurança em vigor. “Estamos constantemente trabalhando para construir um estado mais seguro para todos os acreanos, através de ações ostensivas, repressivas e no controle de nossas fronteiras. Resultados positivos, como esses, são fruto de nosso empenho”, destacou.
No ranking geral, o Acre ocupa a décima posição entre os estados brasileiros mais seguros, ficando atrás de Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Piauí.
Nos últimos cinco anos, os dados mostram uma queda significativa nos homicídios no Acre, com uma redução de cerca de 49,52%. Ao comparar os dados de 2018 com os de 2023, a redução de homicídios chega a 50%. Os primeiros oito meses de 2024 também revelam uma diminuição de 27% nas mortes violentas em relação ao mesmo período do ano anterior, com destaque para uma queda impressionante de 63% ao comparar os meses de janeiro a agosto de 2024.
“Esses dados refletem os esforços contínuos e as políticas de segurança pública implementadas no estado, reforçando a importância de um ambiente seguro para seus cidadãos. O Acre se destaca não apenas pela queda nas taxas de criminalidade, mas também pelo compromisso em promover a segurança e o bem-estar da população”, afirmou o secretário.
Com informações da Assessoria