booked.net

Cruzeiro do Sul é oficialmente reconhecida como a Capital Nacional da Farinha de Mandioca

O projeto de lei, já aprovado no Senado, recebeu o aval unânime dos 63 deputados presentes na sessão, o que significa que não haverá necessidade de votação adicional no plenário para sua promulgação.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Acre, localizada no Vale do Juruá, será oficialmente a Capital Nacional da Farinha de Mandioca, conforme decisão tomada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (14). O projeto de lei, já aprovado no Senado, recebeu o aval unânime dos 63 deputados presentes na sessão, o que significa que não haverá necessidade de votação adicional no plenário para sua promulgação.

A proposta foi iniciativa do senador Alan Rick (UB-AC), que se destaca na capital federal como um defensor da mandioca local. Ele destacou a qualidade inigualável da farinha produzida em Cruzeiro do Sul, afirmando que, apesar de outras regiões do Brasil também produzirem o produto, “a farinha de Cruzeiro do Sul não tem igual. Não tem para ninguém.”

Em seu relatório, o deputado Roberto Duarte (Republicanos-AC), responsável pela aprovação na Câmara, ressaltou que a nova legislação não só valida a qualidade da farinha da região, mas também promove a cultura da mandioca em todo o Brasil. Segundo Duarte, “isso é bom para os plantadores de mandioca e para quem vive de produzir farinha lá no Juruá, notadamente em Cruzeiro do Sul.” Ele comparou a nova capital da farinha à reputação de cidades como Novo Hamburgo e Gramado, conhecidas como capitais do calçado e do chocolate, respectivamente.

A decisão promete beneficiar a economia local e valorizar a produção agrícola da região, destacando a relevância cultural e gastronômica da farinha de mandioca na gastronomia brasileira.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima