booked.net

Projeto “Abrindo Portas para o 1º Emprego” capacita estudantes em Cruzeiro do Sul

Os estudantes realizam o estágio pelo período de 10 meses.

Compartilhe:

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o gabinete do Deputado Estadual Edvaldo Magalhães lançaram na manhã desta quarta-feira,3, a terceira edição do Projeto: “Abrindo Portas para o 1º Emprego”, no auditório da escola Craveiro Costa. A ação visa capacitar estudantes do 3º ano do Ensino Médio para o mercado de trabalho e oportunizar a primeira experiência profissional durante o período escolar.

O projeto proporciona uma bolsa estágio no valor de R$ 400 reais, contemplando 100 estudantes da rede pública. Os alunos são selecionados para atuar em órgãos públicos do Município e do Estado, no contraturno do horário de aula.

O coordenador do projeto, Jackson Queiroz, explicou que a seleção foi realizada obedecendo alguns critérios.

“Os selecionados estavam dentro do critério de renda, não podendo ultrapassar dois salários mínimos percapita, por isso priorizamos os que já estão no cadastro do CadÚnico”, contou.

Os estudantes realizam o estágio pelo período de 10 meses. Ana Lara Cruz foi selecionada como bolsista em 2023, conta que com a experiência teve a oportunidade de ser contratada e continuar trabalhando na Secretaria de Assistência Social da prefeitura, após o período de estágio.

“Fiz parte desse projeto maravilhoso. Quero agradecer o deputado Edvaldo, não apenas por ter começado, mas também por ter dado continuidade a esse projeto. Agradeço também o nosso prefeito Zequinha por ter abraçado essa causa e ter aberto as portas da prefeitura, nos dando a oportunidade do primeiro emprego, quando não tínhamos experiência nenhuma. Meu estágio como bolsista encerrou, mas hoje fui contratada e continuo trabalhando”, destacou.

Cruzeiro do Sul é o único município do Acre que conta com o projeto de oportunidade ao 1º emprego. O Deputado Edvaldo Magalhães explicou que a ideia surgiu ao recordar das necessidades que passou também quando era  jovem para conseguir essa primeira oportunidade.

“Essa ideia surgiu da minha experiência de vida. Na minha juventude precisei trabalhar, mas as portas se fechavam, e um dia alguém me acolheu. Em 2021 procurei o prefeito Zequinha Lima para que pudéssemos estruturar esse programa, e ele abriu as portas e abraçou essa ideia, e hoje já estamos na 3ª edição, dando oportunidade para 100 jovens”, enfatizou o deputado.

O Prefeito Zequinha Lima destacou a importância das parcerias no projeto, para levar a oportunidade ao maior número de jovens.

“A gente só consegue executar ações e realizar sonhos quando temos parceiros. Estamos falando aqui de 100 oportunidades. Quando o Deputado Edvaldo me procurou e falou sobre essa proposta, nós abraçamos essa ideia maravilhosa, abrimos as portas da prefeitura, e hoje vejo a oportunidade chegando para tantos jovens”, finalizou o prefeito.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima