A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) na Fundação Hospital Estadual do Acre recebe doações de cabelos há mais de dez anos para criar perucas destinadas a pacientes em tratamento contra o câncer. Em parceria com a ONG M&S Perucas de Santa Catarina, o governo do Estado lançou uma campanha para incentivar a doação de cabelo.
O objetivo é devolver não apenas a autoestima, mas também a vida social das pacientes. Muitas mulheres se isolam por medo de serem vistas sem cabelo. As doações são recebidas na Unacon, com todos os custos de envio pagos pela ONG.
A cada 5 kg de cabelo doados, a Unacon envia para a M&S Perucas em Santa Catarina, que confecciona cinco perucas devolvidas às pacientes da Unacon conforme lista de espera. Os cabelos podem ter química, coloração ou ser naturais, sendo recomendado o tamanho mínimo de 30 cm.
A história de Maria Nilza Viana, de 75 anos, ilustra como a peruca devolveu sua autoestima durante o tratamento de quimioterapia. “O meu cabelo caiu todinho. Um dia cheguei no hospital e ganhei uma peruca. Peruca é necessário, também. Muitos usam, não por vaidade, que nem eu que usei e continuo usando. As pacientes aqui usam porque precisam, porque se sentem melhor”, compartilhou Maria.