FEM denuncia vândalos que quebraram haste da estátua de Marechal Thaumaturgo de Azevedo

spot_img

Redação Juruá Online

A Fundação Elias Mansour (FEM) em Cruzeiro do Sul denunciou um grupo de jovens após um ato de vandalismo contra a estátua do Marechal Thaumaturgo de Azevedo, localizada na avenida Coronel Mâncio Lima. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que indivíduos sobem na estátua e a vandalizam, culminando na quebra da haste da bandeira que faz parte do monumento.

Cordolino Mota, gestor da Fundação Elias Mansour, manifestou sua indignação com o ocorrido e registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia local por vandalismo. Mota também fez um apelo à população para que ajudem na identificação dos possíveis envolvidos. “Aquele monumento foi colocado em 2004, e as pessoas, ao invés de procurarem ler e conhecer um pouco, preferem vandalizar e destruir”, disse.

Não é a primeira vez que o monumento sofre com atos dessa natureza. Em outra ocasião, a bandeira que adornava a estátua foi roubada e até o momento não foi encontrada. A estátua, feita de cobre, possivelmente tem valor para os vândalos.

A parte da haste quebrada foi resgatada e já está sob os cuidados da Fundação Elias Mansour, onde será estudada uma forma de reparar o dano causado ao monumento histórico. A FEM reitera a importância da preservação do patrimônio cultural da região e espera que os responsáveis pelo ato de vandalismo sejam identificados e punidos de acordo com a lei.

Marechal Thamaturgo é fundador do município de Cruzeiro do Sul no Acre. Comandou a Força Policial do Distrito Federal, atual Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, entre 1909 e 1910. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 29 de agosto de 1921 aos 67 anos de idade.

A depredação do patrimônio público é um ato que não causa prejuízo somente ao Estado, mas a toda a sociedade. Os crimes são passíveis de punição, de acordo com a Lei nº 2.848/40, artigo 163, que prevê detenção de seis meses a três anos e multa.

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS