Redação Juruá Online
Na manhã desta sexta-feira, 19, os soldados recém-formados do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul encerraram uma semana intensiva de treinamento como parte da preparação para o CMAut 2023, o Curso de Mergulho Autônomo. Cerca de 11 militares participaram do curso no Igarapé Preto. O Tenente José Carlos, formado como mergulhador em 2002, ressaltou a importância do treinamento, considerando a defasagem de mergulhadores na corporação.
“Levando em conta que nossa corporação está com defasagem de mergulhadores, estamos intensificando nosso treinamento”, afirmou o tenente. Ele destacou que esse treinamento é crucial para que os soldados estejam ainda mais preparados e aptos a realizar serviços específicos.

No último dia de treinamento, os soldados passaram por um simulado, no qual um motor foi propositalmente jogado na parte mais profunda do Igarapé Preto, aproximadamente 10 metros, para simular uma situação real. Considerando o aumento do nível do rio durante o inverno amazônico, há uma maior presença de ribeirinhos mergulhando nos rios locais. Vale ressaltar que não é aconselhável que pessoas mergulhem de maneira amadora e sem a preparação necessária, a fim de evitar riscos à vida.
Edimilsom Damasceno, conhecido como Cabo Damasceno, enfatizou que o conhecimento é transmitido para que os soldados estejam preparados para situações de emergência. Atualmente, quatro mergulhadores especializados estão instruindo os recém-soldados. As técnicas variam de acordo com a região e o tipo de rio, incluindo técnicas de zig-zag, em linha reta, técnica do leque, entre outras, visando o sucesso das missões, como resgate em caso de afogamento ou recuperação de bens perdidos nos rios.

A Soldado Isabel Oliveira, recentemente iniciada no treinamento, compartilhou a importância da preparação, destacando que o treinamento ampliou sua compreensão prática do mergulho e a confiança para lidar com emergências sem depender exclusivamente dos mais experientes. Ela ressaltou que a parte mais desafiadora é a visibilidade limitada abaixo dos rios locais, mas o treinamento foi fundamental para lidar com essas situações de forma eficaz.






