Cruzeiro do Sul, interior do Acre, tem aumento significativo nos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nos últimos meses. Há um registro de 99 casos de sífilis em 2023, assim como três de Aids neste ano.
O técnico de ISTs na região, Iago Castro diz que os números reais de casos podem ser ainda maiores, já que muitas pessoas se recusam a fazer o teste que traga um diagnóstico para a doença. “O teste é gratuito, fácil e rápido. Quanto mais rápido o diagnóstico, melhor o tratamento do paciente”, cita.
Muitas pessoas passam a vida sem testar para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A realização periódica da testagem é importante na luta contra as infecções, como alerta a medica infectologista Rita de Cássia.
“O Ministério da Saúde junto com a OMS faz uma parceria muito grande para que o Brasil e, todos os outros países, consigam deixar a carga viral indectavel em mais de 95% dos pacientes no mundo todo”, destaca.
Em Cruzeiro do Sul, é possível encontrar testes rápidos para sífilis e HIV nas Unidades Básicas de Saúde. O acompanhamento dos pacientes ocorre no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do município, localizado no Posto do Agricultor, com uma equipe composta por uma médica infectologista, técnicos de enfermagem e uma enfermeira.
Foto: Reprodução Internet
Por Juruá Comunicação