booked.net

Equipe do Procon intensifica fiscalização em postos de combustíveis em quatro municípios do interior do Acre

Ao todo, foram realizadas 49 fiscalizações em estabelecimentos comerciais. As equipes também se dedicaram a esclarecer dúvidas e orientar consumidores e fornecedores.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Entre os dias 16 e 20 de [mês], equipes do Procon/AC e do Ipem percorreram os municípios de Santa Rosa do Purus, Jordão, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo para realizar inspeções no âmbito do Programa Rota da Qualidade.

Durante a ação, os técnicos do Procon, representando a ANP no Acre, inspecionaram dois postos de combustíveis em Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, identificando a falta de equipamentos essenciais para testes de qualidade da gasolina, exigidos pela ANP. Esses testes devem ser conduzidos por frentistas treinados e podem ser solicitados pelos consumidores a qualquer momento. Os estabelecimentos foram notificados e têm um prazo de 15 dias para se adequarem às normas.

O Ipem também interveio em um posto de combustíveis em Porto Walter, lacrando uma das bombas devido à baixa vazão de combustível. Além disso, orientou os empresários sobre as correções necessárias para sanar as irregularidades encontradas.

Ao todo, foram realizadas 49 fiscalizações em estabelecimentos comerciais. As equipes também se dedicaram a esclarecer dúvidas e orientar consumidores e fornecedores.

No total, foram emitidos dois autos de infração, 36 autos de constatação, oito relatórios de visitas e três boletins de conformidade pelas instituições envolvidas. Empresas que se destacaram no Programa Rota da Qualidade em 2022 também foram premiadas.

A proprietária de um posto de combustíveis em Santa Rosa do Purus, Fabiane Queiroz Almeida, expressou sua satisfação ao receber o prêmio e ressaltou a importância do controle de qualidade em seu negócio.

“A equipe do Procon avaliou a qualidade do meu produto, confirmou que está em conformidade, e isso me deixa muito contente. Saber que a cada ano eles estarão aqui, zelando pelos nossos clientes, é algo que não tínhamos nos anos anteriores”, afirmou.

A presidente do Procon/Ac, Alana Albuquerque, agradeceu aos parceiros que viabilizaram o Programa Rota da Qualidade e enfatizou a missão do programa em fornecer informações essenciais sobre os direitos e deveres previstos no Código de Defesa do Consumidor.

Para o chefe de fiscalização do Procon, Jonh Lynneker, as visitas foram bem-sucedidas e cumpriram o objetivo de aproximar os órgãos (Procon e Ipem) da população, levando os direitos do consumidor até eles e promovendo a harmonização nas relações de consumo, como preconiza o CDC.

 Fotos: Neto Lucena/Secom

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima