booked.net

Prefeitura de Cruzeiro do Sul planeja melhorar cerca de 200 km de ramais durante este verão amazônico

Os serviços incluem raspagem, aterro e eliminação de atoleiros, colocação de bueiras e melhoria de pontes. A primeira localidade a receber os serviços de recuperação é o Ramal do Centrinho, que possui cerca de 12 km.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Para realizar os trabalhos, a patrulha mecanizada é composta por um trator de esteira, escavadeira hidráulica, motoniveladora, pá carregadeira, rolo compactador, dois caminhões basculantes, caminhão de caçamba, retroescavadeira e patrulha mecanizada. O melhoramento deverá beneficiar cerca de 150 famílias de moradores, sendo que destas, apenas 45 possuem energia elétrica em suas residências.

Os agricultores daquela região produzem banana, abacaxi, farinha de mandioca, mamão e verduras que são comercializados especialmente no mercado de Cruzeiro do Sul. A principal reivindicação é a melhoria das condições de escoamento de produção durante o inverno, quando se torna quase impraticável este escoamento.

Para o morador Cristiano Gomes, as reformas vão melhorar ainda mais a produção rural, pois a maior dificuldade que os produtores encontram é o acesso à região.

O custo de melhoramento de ramais é estimado em R$15 mil reais por quilômetro, variando em função da localidade, dificuldade de acesso etc. Neste valor estão incluídos os gastos com combustível, mão-de-obra e manutenção dos equipamentos. O valor total investido na recuperação de ramais este ano em Cruzeiro do Sul será em torno de 3 milhões de reais. Através de convênio firmado com a Prefeitura, o Governo do Estado irá contribuir com R$700 mil.

A iniciativa da Prefeitura em melhorar os ramais da região demonstra o compromisso com o desenvolvimento econômico e social da cidade. A ação beneficiará não só os agricultores locais, mas também toda a população que depende desses ramais para se deslocar e escoar a produção.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima