Projeto de Integração do Jovem ao Trânsito; aula piloto é realizada em Cruzeiro do Sul

spot_img

Redação Juruá Online

Nesta quinta-feira, 01, ocorreu a Aula Inaugural do Projeto de Integração do Jovem ao Trânsito no Auditório do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação (SEE) em Cruzeiro do Sul.

O projeto é fruto de uma parceria entre a SEE e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com o objetivo de levar a Legislação de Trânsito para as escolas da rede estadual.

Os alunos selecionados do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas serão beneficiados pelo projeto, que oferece o curso sem nenhum custo e certificação pela autarquia ao final da formação.

Inicialmente, 150 estudantes serão atendidos nas cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, com aulas ministradas no contraturno, totalizando uma carga horária de 90 horas, com duas horas diárias e seis horas semanais. A previsão de término das aulas é até agosto.

Os alunos terão aula de legislação de trânsito e, principalmente, sobre cultura de paz no trânsito. “Eles serão futuramente multiplicadores dessa informação para os outros alunos da sua comunidade escolar”, disse um organizador.

O Projeto de Integração do Jovem ao Trânsito tem como objetivo proporcionar oportunidades para aqueles que não possuem recursos financeiros para arcar com os custos da obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As aulas oferecem uma economia de pelo menos 40% em relação ao valor total dos custos para o candidato.

Além de promover a educação no trânsito, o projeto auxilia os jovens a adquirir conhecimentos fundamentais para uma conduta segura e responsável ao volante, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes e para a redução de acidentes e infrações no trânsito. A Aula Inaugural marca o início desse importante projeto, que tem o potencial de impactar positivamente a vida de muitos jovens, abrindo portas e oportunidades para um futuro melhor.

Segundo a presidente do Detran, Thainara Martins, 60% dos acidentes de Cruzeiro do Sul envolvem jovens, esse dado contribui para a dedicação em capacitá-los.

Os jovens selecionados pela secretaria do município são aqueles que apresentam maior desempenho escolar.

Para a estudante Alana Lopes, a iniciativa é de extrema importância. “Ao conhecermos mais sobre o trânsito, podemos preservar a nossa vida e a vida de outras pessoas”, disse ela.

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS