booked.net

Professores da rede pública do Acre ganham bolsas para aperfeiçoarem o inglês nos EUA

Marcelo Pereira e Cindy Leite são professores de inglês na rede pública do estado e vão para os EUA estudar em janeiro de 2023.

Compartilhe:

Dois professores de língua inglesa da rede pública do Acre ganharam uma bolsa de estudos para se aperfeiçoarem em universidades dos Estados Unidos (EUA). Marcelo Pereira e Cindy Rosales Leite foram os selecionados pelo Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI) e vão ficar nos EUA por seis semanas.

Os dois viajam em janeiro e voltam em fevereiro de 2023 para o Acre. Para participar, Marcelo Pereira e Cindy Leite tiveram que tirar uma boa nota no teste de inglês como Língua Estrangeira.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Comissão para Intercâmbio Internacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright), é responsável por firmar esses acordos entre os países. No estado acreano, o programa é coordenado pela Divisão de Ensino de Línguas da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE).

Os professores disputaram as vagas com outros educadores do país e 371 foram escolhidos para o intercâmbio. A bolsa inclui ainda alojamento durante o período em que os professores estiverem em território americano.

Marcelo Pereira, de 49 anos, é professor da rede estadual desde 2014 e atua nas escolas Paulo Freire e Terezinha Miguéis, em Rio Branco. Essa é a primeira vez que ele participa do programa e contou sobre as expectativas para a viagem.

“É bem diferente porque tem que ver várias coisas, comprar roupas, já entrei em contato com algumas pessoas e disseram que nossa roupa não serve lá. Estou esperando viajar para São Paulo para comprar roupa, tem a questão do câmbio, abri uma conta no estrangeiro, já fiz um câmbio pequeno”, contou.

Pereira viaja para São Paulo no dia 10 de janeiro e para os EUA no dia 15. As aulas iniciam no dia 17 de janeiro na Universidade da Carolina do Norte, na cidade de Charlotte, onde vai ficar até o mês de fevereiro.

“Estão preparando tudo pra gente, essa viagem é muito cara, eu não conseguia ir com meus recursos. Fiz uns cálculos e não sairia por menos de R$ 60 mil. Estou encantado com eles, é muita atenção e carinho com a gente”, acrescentou.

Indo pela segunda vez

A professora do Centro de Estudo de Línguas (CEL) e do Colégio Acreano, Cindy Leite, vai para os Estados Unidos pela segunda vez. Em 2013 ela ganhou uma bolsa no Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI) e estudou em uma universidade do estado de Missouri.

Dessa vez, a professora vai estudar na Filadélfia. Cindy embarca para São Paulo dia 16 de janeiro para entrevista do visto e para cumprir outros processos no consulado. Para os EUA ela embarca no dia 19 do mesmo mês.

Professor Cindy Leite é selecionada pela segunda vez para ganhar uma bolsa de estudos nos EUA — Foto: Arquivo pessoal

Professor Cindy Leite é selecionada pela segunda vez para ganhar uma bolsa de estudos nos EUA — Foto: Arquivo pessoal

“A primeira vez que fui só tinha experiência da língua inglesa aqui no Brasil, que é diferente. Sempre senti que faltava alguma coisa porque aprendi a língua, estudei a cultura, mas não tinha vivenciado nada disso. Falava da cultura, dos hábitos, mas nunca tinha dito essa experiência. Minha primeira viagem completou o aprendizado que tive na universidade. A sala de aula mudou totalmente para mim”, revelou.

Ela diz que a segunda ida para o país americano será muito melhor porque não terá mais tanta insegurança e receios. Cindy é professora há mais de 20 anos.

“Dessa vez vou mais segura e tenho certeza que vou aprender muito mais. A gente aprende muita coisa, traz muita metodologia para a sala de aula, para os alunos e os colegas de trabalho”, frisou.

Com informações g1.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima