booked.net

Paulo Guedes anunciou fim do reajuste das aposentadorias pela inflação? Falso

Publicação apresentada pelo deputado federal André Janones distorce ideia de desvincular as despesas do Orçamento.

Compartilhe:

Uma publicação apresentada pelo deputado federal André Janones (Avante-MG) nas redes sociais sugere, enganosamente, que ao ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou o fim do reajuste das aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pela inflação a partir do ano que vem.

A distorção leva em conta uma reportagem publicada recntemente, que menciona a possibilidade de o governo desvincular as despesas do Orçamento e reajustar o salário mínimo e as aposentadorias à expectativa de inflação futura, não mais com a inflação do ano anterior, como ocorre atualmente. A tal proposta jamais foi apresentada.

Ao longo da semana, Guedes garantiu que não haverá mudanças que prejudiquem os mais frágeis. “A gente não vai no meio do jogo mudar a regra para atrapalhar alguém. É garantido que vai ser pelo menos a inflação passada”, ressaltou ele.

Na fala, o ministro concorda que o governo apresentará uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para viabilizar o Auxílio Brasil de R$ 600 a partir de 2023. O texto também deve trazer a desvinculação das despesas do Orçamento. Por se tratar de uma PEC, após projeto, após apresentado, precisaria obter, na Câmara e no Senado, três quintos dos votos dos deputados (308) e dos senadores (49) para ser aprovada.

Em entrevista, o ministro afirma que desde o início do governo cita que as “vinculações e indexações às vezes são burras” e defende que o Orçamento seja definido pela classe política, o que daria maior liberdade ao Congresso para elevar ou diminuir despesas de programas conforme as necessidades presentes.

Nos últimos dias, Janones intensificou a disseminação de notícias falsas contra os membros do Planalto. O movimento fez o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedir uma manifestação do deputado sobre a os motivos do uso das fake news para atacar o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

Via R7

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima