booked.net

401 detentos do Acre participam do Enem PPL em busca de oportunidades acadêmicas

A participação no Enem PPL permite que os detentos aprovados utilizem suas notas para concorrer a vagas em cursos superiores, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Compartilhe:

Foto: reprodução

Redação Juruá Online

Em uma iniciativa que visa a ressocialização de apenados, 491 detentos do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), realizado nos dias 10 e 11 de dezembro.

A taxa de abstenção foi de 18,35%, resultando em 401 detentos que efetivamente realizaram as provas. Segundo a chefe da Divisão de Educação Prisional do Iapen, Margarete Santos, a maior parte das ausências foi devido a transferências entre unidades prisionais.

A participação no Enem PPL permite que os detentos aprovados utilizem suas notas para concorrer a vagas em cursos superiores, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A possibilidade de progressão de pena, mediante o uso de tornozeleira eletrônica, será avaliada pela Justiça caso o detento seja aprovado em uma instituição de ensino.

Margarete Santos comentou que o exame foi tranquilo e sem ocorrências nas unidades prisionais. Destacou que mesmo após a saída do sistema prisional, os detentos podem utilizar os resultados do Enem para oportunidades educacionais futuras, incluindo acesso a bolsas e programas de financiamento estudantil.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima