Redação Juruá Online
Um incêndio de grandes proporções registrado no início da tarde desta terça-feira (8) mobilizou equipes de emergência em Cruzeiro do Sul. As chamas atingiram dois estabelecimentos localizados na Rua Espírito Santo, no bairro da AABB: a concessionária Fiat Comauto e a loja de autopeças Super Centro Automotivo.
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), 12 pessoas precisaram de atendimento médico no local, apenas um dos atendidos foi uma pessoa civil, o restante foram membros do corpo de bombeiros. Duas delas apresentaram sintomas mais graves de inalação de fumaça, incluindo um bombeiro que foi um dos primeiros a chegar ao local do incêndio. Com falta de ar, sudorese e dor no peito, ele foi encaminhado ao Hospital do Juruá para avaliação mais detalhada.
O médico do SAMU, Miguel Washing, explicou que três ambulâncias foram deslocadas para a ocorrência: uma de suporte avançado e duas básicas, todas equipadas com oxigênio para prestar atendimento imediato às vítimas da fumaça tóxica, principalmente o monóxido de carbono. “A maioria foi atendida no local com oxigênio e liberada após melhora do quadro clínico”, informou.
Ainda segundo o médico, o atendimento foi coordenado com o apoio do secretário municipal de Saúde, Marcelo Siqueira, que acionou o SAMU diante do grande número de pessoas afetadas pela fumaça.
Washing também fez um alerta à população sobre os riscos de se aproximar de incêndios, especialmente os de grande proporção. “Numa situação como essa, é fundamental que os curiosos mantenham distância mínima de 30 metros do local. A fumaça pode ser tóxica e há o risco de explosões, como de veículos, por exemplo”, alertou o médico.
A presença de curiosos na área dificultou o trabalho das equipes de emergência, o que reforça a importância de respeitar os perímetros de segurança estabelecidos pelas autoridades em situações de risco como essa.