booked.net

11 anos da morte de Orleir Messias Cameli, uma das mais importantes figuras do desenvolvimento acreano

Nascido num seringal do Vale do Juruá, empresário era um homem à frente de seu tempo e comprometido com as causas do povo acreano

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Uma década se passou desde a manhã de quarta-feira em que o Acre se despedia de um de seus filhos: Orleir Messias Cameli, empresário, ex-governador e figura ímpar na história do estado. Faleceu em Manaus, aos 65 anos, vítima de câncer, deixando um legado que ainda hoje inspira e guia o povo acreano.

Nesta quarta-feira, dia 8 de maio, familiares e funcionários da Colorado visitam o túmulo do grande líder político e fundador da Construtora Colorado e de outros empreendimentos no cemitério Jardim da Paz, em Cruzeiro do Sul.

Seu legado:

Orleir Messias Cameli, tio do então governador Gladson Cameli, nasceu em Cruzeiro do Sul (AC), no seringal Belo Horizonte, no dia 16 de março de 1949, filho de Marmud Ferreira Cameli e de Marieta Messias Cameli. Ingressou na política filiando-se ao Partido Progressista Reformador (PPR), se elegeu prefeito de Cruzeiro do Sul nas eleições municipais de outubro de 1992. Tomou posse em janeiro do ano seguinte e em março de 1994 desincompatibilizou-se do cargo para disputar as eleições ao governo do Acre pelo PPR. No pleito de outubro desse ano classificou-se para o segundo turno, quando derrotou o seu oponente e então consagrou-se o próximo governador do estado acreano.

Em 1º de janeiro de 1995, tomou posse como governador do Acre, contribuiu para mudar a estagnada realidade, implantou programas sociais e priorizou o transporte público, a educação, cultura, saúde, segurança pública, o meio ambiente, agronegócio e as comunicações, possibilitando assim o crescimento do estado e o impulso à economia regional. No ano de 1998 ao terminar seu mandato, ele retomou a suas atividades empresariais, expandiu os negócios, dos quais havia se afastado, devido à dedicação a vida pública. Criou mais empregos, adquiriu equipamentos de ponta e, mais uma vez, impulsionou à economia local.

O Governo de Orleir Cameli (1995-1998) foi marcado por obras e realizações que impulsionaram o desenvolvimento do Acre. Entre os destaques estão a pavimentação de rodovias cruciais como a BR-317 e a BR-364, que ligaram o estado e facilitaram o escoamento da produção e o acesso da população a serviços essenciais.

Mais do que um gestor, Orleir Cameli era um visionário que dedicou sua vida ao progresso do Acre. Reconstruiu Sena Madureira após uma grande enchente, levou saúde às famílias ribeirinhas do Juruá e construiu importantes equipamentos públicos, como a primeira UTI do estado.

Os primeiros indícios de que algo errado estava acontecendo com sua saúde, começaram a surgir em setembro de 2012, quando Orleir passou a enfrentar sérios distúrbios intestinais, acompanhados de constipação, falta de apetite e dores intensas. A princípio, a recomendação foi que fizesse uma dieta rigorosa. Em outubro do mesmo ano, os incômodos persistiram. A esposa e os irmãos o convencem a fazer um check-up. Viaja para São Paulo e realiza diversos exames; alguns específicos, para identificar possível malignidade. O diagnóstico: um tumor no intestino, que foi logo retirado por via cirúrgica. Apesar dos empenhos médicos, sua saúde foi ficando cada vez mais fragilizada. Após 22 dias de batalhas e da esperança de cura ter se esgotado no dia 08 de maio, o ex governador do estado, perdeu a batalha para a doença.

Anos após sua partida, sua memória permanece viva nos corações dos acreanos, que o reconhecem como um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento e progresso do estado.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima