booked.net

10 de Fevereiro: Centro Espírita Beneficente União do Vegetal comemora aniversário de 101 anos de seu fundador Mestre Gabriel

É o oitavo de 14 irmãos, educados com princípios cristãos e no trabalho diário na fazenda.

Compartilhe:

José Gabriel da Costa nasceu no dia 10 de fevereiro de 1922, no município de Coração de Maria, próximo a Feira de Santana, na Bahia. Filho de Manoel Gabriel da Costa e Prima Feliciana da Costa, pequenos agricultores. É o oitavo de 14 irmãos, educados com princípios cristão católica e no trabalho diário na fazenda. Mudou-se do interior para a capital em busca de dias melhores e de lá para a Amazônia, onde encontrou o Vegetal.

Em 22 de julho de 1961, em plena Floresta Amazônica, José Gabriel da Costa – o Mestre Gabriel, criou a União do Vegetal com o objetivo de “fazer uma paz no mundo”, conforme ele próprio falou aos seus discípulos. Naquela oportunidade, Mestre Gabriel tinha a companhia de sua esposa, Raimunda Ferreira da Costa (Mestre Pequenina), filhos e alguns seringueiros.

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal é uma religião de fundamentação cristã e reencarnacionista que usa em seu ritual o Chá Hoasca (também conhecido como ayahuasca), preparado a partir de duas plantas amazônicas, o cipó Mariri (Banisteriopsis caapi), e as folhas da árvore Chacrona (Psicotria viridis). Na União do Vegetal (UDV), o Chá Hoasca é também chamado de Vegetal e seus discípulos o bebem, durante as sessões, para efeito de concentração mental.

Em janeiro de 1965, Mestre Gabriel e família mudaram-se para Porto Velho (RO), onde iniciou a organização da UDV, primeiramente como Associação Beneficente União do Vegetal e posteriormente, em 1970, como Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, CEBUDV.

Princípios

A União do Vegetal (UDV) é uma religião de fundamentação cristã reencarnacionista que afirma a existência do Espírito e trabalha pela evolução do ser humano no sentido do aperfeiçoamento de suas virtudes morais, intelectuais e espirituais, que são expressões do amor e da fraternidade humana.

A UDV tem como Símbolo da Paz e da Fraternidade Humana Luz, Paz e Amor. “O discípulo deve amar o próximo como a si mesmo para ser merecedor de receber o Símbolo da União”.
O Trabalho, a Família e a Religião são os três pilares que sustentam a evolução humana. Harmonizados, trazem o equilíbrio e as condições favoráveis ao crescimento espiritual…

Crescimento

Com o passar do tempo, Núcleos da UDV foram surgindo em todo o Brasil. Em 1982, a sua Sede Geral foi transferida para Brasília (DF) e o movimento de expansão continuou no Brasil e no exterior.
A UDV vem crescendo, há 62 anos, de maneira contínua e sustentada. Além da Sede Geral, a União o Vegetal tem atualmente cerca de 216 Núcleos e Distribuições Autorizadas de Vegetal, localizados em todos os estados brasileiros e em dez países: Estados Unidos, Canadá, Peru, Portugal, Espanha, Reino Unido, Suíça, Itália, Holanda e Austrália. São mais de 21 mil sócios e cerca de 6 mil jovens e crianças filhos de sócios, perfazendo mais de 27 mil pessoas, entre os quais Mestres da Origem que conviveram com o fundador da UDV, Mestre Gabriel, e hoje compõem o Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel.

Celebração

Nesta data, 10 de fevereiro, em que Mestre Gabriel comemora 101 anos, todos os núcleos do Brasil e do exterior realizam o Hasteamento da Bandeira da UDV cantando o hino da Instituição e na sequência um almoço para os sócios e convidados. Já à noite, às 20 horas acontece uma sessão para os associados e também convidados.

“Ao consagrar o dia 10 de fevereiro, data de seu nascimento, estamos reconhecendo o valor deste Guia Espiritual e a ele devemos um pensamento de gratidão por sua presença na vida dos que ouvem sua canção e procuram se afinar com as claras notas da espiritualidade, com o seu caminho: o caminho do Mestre”, como ressaltou Edson Lodi Campos Soares, membro do Conselho de Administração Geral (Conage) do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

Com informações Blog da UDV

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima