Com objetivo fortalece a dar continuidade ao transporte escolar público e gratuito para alunos da zona rural e ribeirinha, matriculados na rede estadual municipal de educação do município de Mâncio Lima, o Governo do Estado e a Prefeitura de Mâncio Lima assinaram o convenio de continuidade do mesmo, o convênio inclui ônibus, barco e o pagamento dos barqueiros. O valor varia conforme o preço do combustível e o aumento de rota para transportes destes até as escolas.
“O fornecimento do transporte escolar, dada a complexidade geográfica de nosso município, é de fundamental, importância para reduzir a evasão escolar e garantir aos alunos o direito de permanência e acesso à educação, tanto na zona urbana quanto na zona rural ribeirinha e terrestre. Este convênio existe com poucos municípios do estado, atendendo a rede municipal e estadual de educação. O resultado de tudo isso é o aluno na escola, o aluno tendo as condições necessárias para chegar até o estabelecimento escolar, sem rede física de qualidade física, sem recurso humano na escola, sem merenda escolar, sem material didático e sem transporte escolar não teríamos uma educação de qualidade”, falou Eriton Maia, Secretário Municipal de Educação.
Em reunião com a Secretaria de Estado de Educação, Socorro Neri, na tarde da última quinta-feira (31), e acompanhado do Secretário Especial Danilo Chagas, o Prefeito Isaac Lima, assinou para o ano de 2022 o Termo de Cooperação entre ambos os poderes para continuidade do programa de ofertar transporte escolar gratuito (terrestre e fluvial) aos alunos das zonas rural e urbana matriculados nas redes Estadual e Municipal de Ensino.
“A continuidade deste programa é muito importante e fundamental para a continuidade do atendimento que estamos ofertando ano após ano aos nossos alunos. A título de informação, somos um dos poucos municípios que oferecem transporte escolar gratuito para alunos das redes estadual e municipal, tendo por base esse convênio”, ressaltou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.
O município de Mâncio Lima possui 37 escolas de ensino fundamental e I0 de ensino médio, perfazendo um total de 5.057 matrículas no ensino fundamental e médio (Censo Escolar 2020). A taxa de escolarização de 6 a 14 anos era de 94.9% em 2010. O IDEB alcançado para os anos iniciais do ensino fundamental, em 2019, foi de 5,3 e dos anos finais, de 4,5.
“A Educação do Acre segue atuando conforme orientação do governador Gladson Cameli, firmando parcerias para seguir avançando no atendimento aos nossos estudantes acreanos. Parabéns e obrigado a todos que colaboraram pra fazer acontecer”, finalizou Socorro Neri, Secretaria de Estado de Educação.
Ao todo, o programa estabeleceu 35 rotas para o transporte escolar, estas rotas, atendem alunos de centenas de comunidades na zona urbana, zona, Rio Moa, Rio Azul e afluentes além das três Terras Indígenas (Nawa, Puyanawa e Nukini). Ao todo são atendidos 1.954 alunos da rede Estadual e Municipal, matriculados no ensino básico, moradores da zona rural (terrestre e ribeirinha).
O projeto leva em consideração a distribuição geográfica do município, na qual os bairros e as comunidades são muito dispersos e distantes do centro da cidade, além das escolas ribeirinhas e uma grande quantidade de ramais, e nem sempre as escolas ficam próximas de todas as comunidades, o município dispõe hoje de uma frota de veículos composta por cinco 05 micro-ônibus. Os barcos são terceirizados.
Assessoria de Comunicação Social/Jenildo Cavalcante
Beatriz Monte/Imagens: Evandro Ibernon/arquivo SEMEC