Na última quinta-feira (13), o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Doutor Montenegro, da Marinha do Brasil, atracou em Cruzeiro do Sul como parte da 25ª edição da Operação Acre. A ação visa fornecer atendimentos médicos, odontológicos e farmacêuticos às populações ribeirinhas do Juruá, que enfrentam dificuldades de acesso a serviços de saúde.
Sob o comando do Capitão de Corveta Hallan Maforte, o navio, que partiu de Manaus há mais de 30 dias, já realizou 858 atendimentos médicos e contabilizou mais de 10 mil procedimentos de saúde, incluindo consultas odontológicas e a distribuição de medicamentos.
A permanência do Doutor Montenegro na região está prevista até o dia 13 de maio, com a expectativa de realizar entre 9 a 10 mil atendimentos, beneficiando não apenas Cruzeiro do Sul, mas também os municípios vizinhos de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e diversas comunidades ribeirinhas isoladas.
A equipe a bordo é composta por médicos, dentistas, enfermeiros e farmacêuticos, assegurando uma assistência integral aos pacientes. O comandante Hallan Maforte destacou a importância da operação, lembrando que a Marinha tem a capacidade de oferecer uma gama de serviços médicos, que incluem consultas, exames de mamografia, ultrassonografias e procedimentos laboratoriais.
Com informações: O Juruá em Tempo