Redação Juruá Online
A situação no Rio Juruá continua em alerta, com o aumento do nível das águas já afetando mais de 3 mil famílias e deixando cerca de 250 delas sem energia elétrica. Os impactos já resultaram em 9 famílias desabrigadas e 12 desalojadas. Ao todo, mais de 12 mil pessoas já foram atingidas pela enchente.
José Lima, coordenador da Defesa Civil, destaca a mobilização das equipes de emergência: “Toda a equipe da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro está realizando vistorias diárias e está pronta para fornecer suporte à população”. Ele ressalta ainda o esforço conjunto com a prefeitura para buscar soluções para a situação enfrentada pelas comunidades afetadas.
A previsão é que o rio continue subindo, devido ao volume de água proveniente da cabeceira. “A cada centímetro que o rio sobe, mais pessoas são atingidas pela água e, consequentemente, mais famílias ficam sem energia elétrica. O número de pedidos de remoção também tende a aumentar”, alerta o coordenador.
Atualmente, 7 famílias já foram encaminhadas para abrigos públicos, enquanto 12 bairros e 9 comunidades foram afetados, com destaque para as regiões de Lagoa, Miritizal e Várzea.
Lima ressalta a importância de se manter em alerta constante, especialmente considerando que ainda há previsão de chuvas intensas para os meses de março e abril. “É fundamental manter um monitoramento contínuo da situação e estar preparado para agir a qualquer momento”, enfatiza o coordenador.