Monarca do Reino Unido visitou o memorial das Forças Aéreas em Runnymede, Inglaterra, para marcar o centenário da Força Aérea Real Australiana.
A rainha Elizabeth II participou nesta quarta-feira (31) de seu primeiro compromisso fora das residências oficiais desde a imposição de um rígido lockdown no Reino Unido no começo do ano.
Ela visitou o memorial das Forças Aéreas em Runnymede, a 30 quilômetros de Londres, para marcar o centenário da Força Aérea Real Australiana.
“Já faz muito tempo desde quando estive aqui”, disse Elizabeth.
O país ainda tem declarado um lockdown nacional, mas começou nesta semana a relaxar algumas das medidas sanitárias impostas para conter o avanço da Covid-19.
A monarca de 94 anos também é a rainha da Austrália e de mais 14 nações que integram a Comunidade Britânica (Commonwealth).
A Commonwealth surgiu do império britânico no meio do século 20 e a rainha tem sido sua chefe desde que seu reino começou em 1952.
Desde o início do ano, Elizabeth II vinha trabalhando de forma remota de dentro do Castelo de Windsor, na cidade de mesmo nome, próximo a Runnymede.
Na residência oficial, a rainha está hospedada com seu marido, o príncipe Philip, de 99 anos, que recentemente passou quatro semanas internado em um hospital por problemas de saúde.
Elizabeth e Philip foram vacinados contra a Covid-19 ainda em janeiro deste ano, por pertencerem ao grupo prioritário para a vacinação no país.
O último compromisso de Elizabeth em público aconteceu em dezembro, em Windsor, quando ela agradeceu voluntários locais e trabalhadores essenciais.
Desde o início da pandemia, em março do ano passado, a rainha raramente deixou a residência real.
Via: G1