Um exame de DNA feito pela Polícia Civil do Distrito Federal confirmou uma troca de bebês entre duas famílias, no Hospital Regional de Planaltina, em 14 de maio de 2014. A filha biológica da dona de casa Geruza Ferreira, de 38 anos, foi trocada com o bebê que nasceu cinco minutos depois, na unidade de saúde.
O resultado do exame foi divulgado nesta quarta-feira (27). O caso veio à tona depois que a TV Globo noticiou que Geruza descobriu, no ano passado,não ser a mãe biológica da menina que cria há sete anos. Após a repercussão, a outra família procurou a polícia para também fazer o teste. Para chegar ao resultado, polícia comparou o material genético das duas mães e das duas filhas.
O governo do DF já foi condenado, em primeira instância, a pagar indenização de R$ 300 mil à dona de casa. Até a última atualização desta reportagem, a Polícia Civil não tinha informado se haverá responsabilização de servidores do hospital pela troca.
Questionada pelo g1, a Secretaria de Saúde disse que “reforça a sua posição de integral colaboração e se coloca à disposição da Justiça para prestar os devidos esclarecimentos sobre o caso. Sempre que notificada, a pasta fornecerá todas as informações necessárias às autoridades competentes”.
A pasta ressaltou que o caso corre em sigilo. No entanto, não respondeu se haverá apuração interna para indicar responsáveis, nem se vai oferecer atendimento às famílias envolvidas.
Via-G1