Uma nova espécie de macaco, exclusiva da região amazõnica foi descoberta por cientistas recentemente. Conhecido como Macaco Uakari, o primata tem características genéticas e cores diferentes dos macacos de seu gênero.
De acordo com o pesquisador responsável pelo estudo, Felipe Ennes Silva, a espécie tem os pelos mais brancos e uniformes. “Além disso, não apresenta a pelagem de coloração alaranjada na região peitoral, como dos outros parentes”, conta.

Além das diferenças físicas, também foram analisadas amostras genéticas que comprovaram a diferença entre os Uakaris. A éspecie de primatas exclusiva do bioma se instala principalmente no Rio Tarauacá que abrange Acre e Amazonas.
O pesquisador Felipe Ennes explicou que o nome “Uakari dos Kanamaris” faz referência aos Kanamaris do Juruá.
” Um grupo indígena que é muito presente na região. Inclusive, “amuna” significa “macaco uakari” para os Kanamaris”, disse o pesquisador.
Os uakaris só ocorrem na Amazônia. Existem poucos estudos sobre o comportamento e ecologia desses primatas.
“Os primeiros dados que analisei também mostram que esta espécie é sensível às mudanças climáticas, o que nos mantém em alerta, principalmente pelo fato do status de conservação do macaco ainda não estar definido”, conclui Felipe.
Com informações G1