booked.net
spot_img

Morre Padre Jorge Rose aos 76 anos na Alemanha

A morte de Padre Jorge Rose foi confirmada pela Diocese de Cruzeiro do Sul neste sábado dia 18 de janeiro. Ele faleceu de forma súbita enquanto dormia, por volta das 18:30 em seu país de origem, Alemanha.

Um depoimento de um religioso em áudio divulgado pela Diocese de Cruzeiro do Sul, trouxe detalhes dos últimos momentos do sacerdote.
“Ele estava no quarto, parecia estar em um sono profundo e começou a respirar forte e na sequência faleceu. Sem sofrimento, sem pré-aviso, sem doenças preliminares que levassem ao óbito dele. Simplesmente fechou os olhos, se despediu e faleceu”.

Padre Jorge Rose Chegou ao Brasil em 1978 e permaneceu até 2011. Atuou no norte brasileiro, precisamente na entao Prelazia do Alto Juruá, hoje diocese de Cruzeiro do Sul-Ac/Am. De 1978 a 1988 ficou à frente da paróquia da Imaculada Conceicao em Porto Walter-Acre. De 1989 a 2007 trabalhou na Paroquia Sao Francisco em Eirunepé-Amazonas. Em 2008 assumiu como pároco a Paróquia Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul, permanecendo à frente da “Catedral“ até 2011.

Nas redes sociais, diversos depoimentos estão sendo postados devido a partida do religioso.

Izabel Alves
“Nossa terrinha Eirunepé esta de luto por um homem, padre, que soube realmente exercer o chamado de Deus…

Maria de Fátima
“Que o Pai celestial o receba em seus braços, esse grande missionário Pe. Jorge. Quanta tristeza para a nossa querida Eirunepé”.

Antonieta Pereira da Silva
“Fez muito bem as pessoas do Juruá. Muitas desobrigas, muito desapego das coisas mundanas. Deus lhe dê o seu amparo espiritual nessa vida que segue”.

Sandra Rocha
“Não tem como lembrar da infância e não lembrar do Pe. Jorge Rose! Um grande missionário, que cumpriu com muita responsabilidade, dedicação e respeito sua missão como Vigário na nossa querida Porto Walter nos anos 80/90. Deixará memoráveis lembranças e saudades para toda uma geração que teve a oportunidade de conhecê-lo.Tenho certeza que por onde passou, deixou sua marca registrada como um verdadeiro missionário e homem de bem”.

Biografia resumida de Padre Jorge Rose.

Jorge Friedrich Rose nasceu em Elsdorf na Alemanha em 11.08.1946. Residiu em Angelsdorf e a partir da matricula escolar passou a morar em Niederaußem (Bergheim). A partir de 1957 frequentou a instituição educacional Erftgymnasium Bergheim realizando o exame conclusivo conhecido como „Abitur“ em 1966.

Ao perceber indícios da vocação ao sacerdócio, após solicitar admissão, foi aceito no Seminario Arquidiocesano de Colônia. Pe.Jorge Rose realizou seus estudos acadêmicos em dois importantes centros teológicos: Bonn e Tübingen. Foi aluno de Joseph Ratzinger, futuro Papa Bento XVI. Em 1971 foi ordenado Diácono sendo que exerceu o diaconado em Wermelskirchen por seis meses. Em 01.02.1972 foi ordenado presbitero da Arquidiocese de Colônia. De 1972 a 1978 foi capelão em Horren trabalhando mais diretamente com o setor juventude. Nessa mesma época prestou assistência espiritual no provincialado das Irmas Salvatorianas em Horren.

Atendendo ao apelo missionário se sentiu inspirado a exercer seu ministério sacerdotal nas terras de missão. Sendo assim foi enviado ao Brasil como sacerdote “Fidei Donum“. Chegou ao Brasil em 1978 e permaneceu até 2011.

Atuou no norte brasileiro, precisamente na entao Prelazia do Alto Juruá, hoje diocese de Cruzeiro do Sul-Ac/Am. De 1978 a 1988 ficou à frente da paróquia da Imaculada Conceicao em Porto Walter-Acre. De 1989 a 2007 trabalhou na Paroquia Sao Francisco em Eirunepé-Amazonas. Em 2008 assumiu como pároco a Paróquia Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul, permanecendo à frente da “Catedral“ até 2011.

No período em que esteve no Brasil, Pe Jorge Rose exerceu além do trabalho pastoral uma forte ação caritativo-social. Por motivos de saúde retornou em 2011 à terra natal. Padre Jorge Rose faleceu em Frechen-Königsdorf em 29.01.2022, onde atuava como padre auxiliar na comunidade em que fazia parte.

Redação Juruá Online

Anúncio Patrocinadospot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS