Uma massa de ar frio que avança do Norte da Argentina pelo Sul do Brasil provoca uma queda brusca nas temperaturas no Acre, nesta sexta-feira (1°), e traz a primeira friagem do ano. As baixas temperaturas devem seguir até o sábado (2).
As temperaturas mínimas no estado podem chegar a 16° C, o que é incomum para esta época do ano, segundo informou a meteorologista do Clima Tempo, Joselia Pegorim. A máxima é de até 24° C.
“Chama atenção essa previsão porque ela é muito pouco comum nesta época baixar de 20° C, no Acre, agora no começo de abril”, pontuou a meteorologista.
Josélia explica que uma forte frente fria, de origem polar, avança sobre o Sul do Brasil e, nesta quinta-feira (31), chega a São Paulo, Mato Grosso do Sul, até Mato Grosso.
“Toda frente fria traz junto com ela uma massa de ar frio de origem polar, mas elas fazem caminhos diferentes para chegar até a América do Sul e ao Brasil. Essa tem um caminho especial que vai entrar pelo interior do Argentina, pelo Norte e depois pelo Uruguai. Quando essa frente fria fica muito concentrada no Norte da Argentina, chega com muita facilidade até o Acre e Rondônia. É justamente essa massa polar que dá as friagens que acontecem com certa frequência durante o outono e no inverno no Acre provocado pela passagem do ar frio de origem polar”, explicou.
A temperatura prevista para este final de semana é considerada atípica, de acordo com Joselia. Ela afirma que é uma queda acentuada de temperatura e que por isso a população deve sentir o impacto.
“Nós estamos em uma época de muitos problemas ainda com a cheia e as pessoas estão desprevenidas. Para os padrões normais de abril, essa queda de temperatura é muito acentuada. Se acontecesse para o final do mês ou maio, seria normal”, acrescentou.
A previsão ainda aponta a possibilidade de ventos de moderados a fortes que poderão ocorrer neste sábado.
Meteorologista do Clima Tempo Joselia Pegorim — Foto: Reprodução
Previsão Sipam
A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) também alerta para a queda das temperaturas com a chegada da primeira friagem já no início de abril.
A previsão para sexta é de céu encoberto em todo o estado. No oeste acreano chove a qualquer hora do dia e podem ocorrer temporais. Na capital e demais regiões do Acre o dia começa encoberto com chuva, mas ao longo do dia a nebulosidade e as condições de chuva diminuem com o avanço da frente fria para outras áreas da Amazônia.
Ainda conforme o Sipam, a sexta será o dia mais frio do ano até agora em todo o estado e o vento intenso da friagem ajudará a aumentar ainda mais a sensação de frio em todas as áreas.
Com informações do G1.