O Irã registrou mais de 542 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde no país desde o início da pandemia, segundo a agência France Presse com informações do ministério da Saúde iraniano.
Antes deste domingo (8), o maior número de mortes anterior havia sido o de 496 óbitos, registrado em 26 de abril. No total, o Irã tem 94.015 vítimas fatais da Covid.
Os números de novos casos também mostram uma tendência de alta: na semana passada, o país registrou três recordes consecutivos nos números de casos diários. Neste domingo foram mais 39.619 novos casos em 24 horas, chegando ao total de 4.158.729 infectados desde o início da pandemia
As próprias autoridades, no entanto, consideram que as estatísticas oficiais estão subnotificadas, segundo a AFP.
Desde o fim de junho, o Irã enfrenta dificuldades para conter o que o governo apresenta como a “quinta onda” da doença, propagada pela variante Delta, mais contagiosa.
Vacinação lenta
A campanha de vacinação iniciada em fevereiro no Irã, com a vacina Sputnik V, não avança de maneira rápida. Até a quarta-feira (4), apenas 3,7 milhões de pessoas, de uma população de 83 milhões de habitantes, receberam as duas doses da vacina contra a Covid, e cerca de 12,5 milhões receberam a primeira dose.
Que vacina é essa? Sputnik V
O governo justifica que, ainda de acordo com a AFP, as sanções americanas impostas fazem com que o Irã tenha dificuldades para transferir fundos ao exterior para comprar vacinas.
Além da vacina Sputnik V, o país também utiliza a vacina da AstraZeneca graças ao mecanismo Covax, administrado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Via-G1