O jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, e o indigenista Bruno Araújo Pereira, desapareceram durante o trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e cidade de Atalaia do Norte, no Vale do Javari, Amazonas.
Ambos se deslocavam pela região com o objetivo de fazer algumas entrevistas com indígenas, segundo comunicado divulgado pela Organização Indígena União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) e já haviam sido alvo de ameaças.
Bruno e Phillips iniciaram a viagem de retorno para a cidade de Atalaia do Norte após passar três dias no Lago do Jaburu. Segundo a Univaja, os dois pararam na comunidade São Rafael, visita previamente agendada, para que o indigenista Bruno Pereira fizesse uma reunião com o líder comunitário apelidado de “Churrasco”, com o objetivo de consolidar trabalhos conjuntos entre ribeirinhos e indígenas na vigilância do território bastante afetada pelas intensas invasões.
Ainda segundo a Univaja, a Policia Federal e o Ministério Público Federal em Tabatinga já foram acionadas para realizar as buscas. O Conselho nacional de Direitos Humanos e o Indigenous Peoples Rights International também foram informados.
Com Informações SBT News