O Ministério Público do Acre(MP-AC) pediu por meio da promotoria eleitoral Manuela Santana Farhat, ao juiz da 4ª Zona Eleitoral a alegação na candidatura do Zequinha Lima (PP) a prefeito de Cruzeiro do Sul.
A justiça identificou uma irregularidade na prestação de contas do candidato ainda em sua campanha no ano de 2016, junto à Justiça Eleitoral, na época foi candidato a vice-prefeito de Ilderlei Cordeiro, onde teve o mandato cassado em julho deste ano. Ilderlei ficou inelegível, diferente de Zequinha Lima segundo o Tribunal Regional Eleitoral.
A promotora relata ao juiz que a candidatura não pode ser deferida tendo em vista que à Zequinha falta condição de elegibilidade, posto que não se encontra quite com a Justiça Eleitoral. “A decisão que julga não prestadas as contas de campanha impede o candidato de obter a certidão de quitação eleitoral durante o curso do mandato ao qual concorreu, persistindo esses efeitos, após esse período, até a efetiva apresentação das contas”.
Ainda conforme relatório anexado, consta que “a requerente deixou de prestar contas com a Justiça Eleitoral, com data de julgamento na data de 02/10 de 2016″, cita ela.
Em uma petição divulgada posteriormente é pedido uma reconsideração, veja:
O MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL, representado pela Promotora Eleitoral da 4ª Zona, no uso de suas atribuições legais, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, face ao Parecer Ministerial ID 11593992, reconsiderar a manifestação pelo indeferimento da candidatura de JOSÉ DE SOUZA LIMA, para manifestar-se pela realização de diligências em 3 (três) dias para manifestação do candidato ante a inconsistência levantada pelo sistema SISCONTA, já anexou aos autos.
Ante o exposto, o Ministério Público Eleitoral aguarda deferimento do pedido.
A petição foi assinada pela Promotora da 4ª Zona Eleitoral Manuela Canuto de Santana Farhat.
Em sua rede social o candidato a prefeito postou um vídeo em que diz que as acusações são o “desespero”, onde se refere a concorrentes políticos pela prefeitura de Cruzeiro do Sul.