Juruá Online

Economia

Previous Next

Cheia no Juruá: prejuízos causados pela alagação, mas expectativa de muito peixe

A enchente causada pelos rios da região do Juruá tem gerado diversos transtornos à população ribeirinha, desde a remoção de suas casas por conta da alagação das residências, como também diversos outros prejuízos.

Plantações ficaram submersas deixando os moradores sem ter de onde tirar o sustento e o alimento para as famílias.

A água não dispensou nada. Além das centenas de casas, escolas e até postos de saúde ficaram inundados. Mas apesar dos transtornos, muitos aproveitam a fartura de água para um pouco de diversão.

No seringal Florianópolis cerca de dez famílias cerca de dez famílias trabalham com produtos da cana de açúcar, mas o canavial ficou todo embaixo d´agua. Há quatro meses eles estão sem produzir.

Nivaldo de Souza é um dos produtores e diz que o momento é difícil, mas o jeito é esperar o rio baixar as águas e ver o que pode ser aproveitado. “ Agora é esperar vazar pra ver se conseguimos aproveitar o que a água vai deixar”.

Mas se por um lado os transtornos são causados, por outro, a alagação pode também ser sinônimo de fartura segundo os mais antigos, especialmente em anos de grandes enchentes.

Os cardumes já começam a atrair muitas pessoas que já são vistas pescando nos rios ultimamente.

 

 sicredi2.png

© Copyright 2015 - Empresa Cruzeirense de Telecomunicações de Rádio e TV LTDA