logo_oficial.png

Cotidiano

Imac certifica servidores e técnicos para emitirem licenças ambientais em Cruzeiro do Sul no 'Sinaflor'

O Governador Gladson Cameli participou na tarde desta quinta-feira (09) da certificação dos servidores e técnicos do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) que realizaram o treinamento para atuar com o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Sinaflor). A atividade ocorreu no auditório da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul. A atividade contou ainda com a presença do vice-governador Major Rocha, do Presidente da Assembleia Legislativa do Acre Nicolau Júnior e do Prefeito Ilderlei Cordeiro.

O Sinaflor é um sistema eletrônico de gestão dos recursos florestais que integra dados de todos os estados, e informações do sistema de cadastro ambiental rural. O principal objetivo da instalação do sistema da região do Juruá é descentralizar e facilitar a emissão de toda e qualquer licença ambiental.

“Esse é um passo muito importante que o Governo do Estado do Acre e Imac estão dando para atender a população. Tínhamos um problema muito sério que era a demora nos processos de licenciamento ambiental, florestal e outorgas, e agora a gente espera solucionar esse problema já que os processos vão caminhar e ser vistoriados aqui, e as licenças serão assinadas aqui também”, relatou o diretor do Imac em Cruzeiro do Sul Levi Bezerra.

A representante da federação das indústrias do estado, Janaina Terças enfatizou a que o Sinaflor é uma autonomia para o Vale do Juruá.

“Com esse sistema teremos maior agilidade para os processos, desenvolvimento para região e economia para as empresas, pois as vezes tínhamos que nos deslocar para capital, com os serviços aqui teremos muito mais agilidade”, relatou Janaina Terças - representante da federação das indústrias do estado

Doze servidores do órgão passaram pelo treinamento para ficarem aptos a emitirem as licenças ambientais em Cruzeiro do Sul, para qualquer seguimento, em sistema online, como explicou a bióloga Marla Amorim.

“Foram três dias de treinamento, onde aprendemos a parte interna do Sinaflor, e como desenvolver as licenças de outorga”, enfatizou a bióloga.

88691beb 71fb 4651 a33d e6965b8a2788

O instituto criou uma listagem que permite que o empreendedor possa formular seu pedido de licença junto ao órgão. O empresário Jairo Correia destacou que a celeridade ajudará os trabalhos dos produtores rurais e empreendedores.

“Isso facilita bastante na questão da agilidade nos processos. Antes nós entregávamos a documentação, mandavam para Rio Branco, e esperamos que com as expedições sendo realizadas aqui facilite bastante nosso trabalho diário”, enfatizou o empresário Jairo Correia.

O governador Gladson Cameli destacou que esse é mais um dos objetivos de sua gestão, o de desburocratizar.

“Precisamos é diminuir as barreiras, regularizar o que precisa. Vem ainda o benefício dos títulos de terras, que é um programa do Governo Federal, da regularização fundiária de muitas terras. Já tenho esse compromisso do presidente da república, e vou a Brasília na próxima semana, para tentar trazer em mãos a autorização para que os órgãos do estado possam colocar em prática esses benefícios”, relatou o governador Gladson Cameli.

 

 sicredi2.png

© Copyright 2015 - Empresa Cruzeirense de Telecomunicações de Rádio e TV LTDA

Image
Image
Image

PUBLICIDADE

Image