logo_oficial.png

Cotidiano

Associação Comercial e Empresarial de Cruzeiro do Sul completa 111 anos neste domingo (28)

Fundada em 28 de junho de 1909, a Associação Comercial do Alto Juruá, que hoje apresenta-se como Associação Comercial e Empresarial de Cruzeiro do Sul (ACECS), completa 111 anos neste domingo (28). A instituição pioneira no apoio aos empresários da região teve como presidente fundador Zeferino da Silva Ramos, depois contou com outros ilustres presidentes que hoje compõe esta importante galeria.

Entre os presidentes que já lideraram a associação estão figuras importantes como o Coronel Mâncio Agostinho Lima, Raimundo Quirino Nobre. Mais recentemente Adauto José Batista, Pedro Barbosa Viga, Francisco Souza dos Santos, o ‘Zinho’, Marcos Venício Alencar e Assem Cameli. O empresário Luiz Cunha é o atual presidente da Acecs.

O quadro de associados regulares conta atualmente com pouco mais de 100 sócios. De acordo com o atual presidente Luiz Cunha, a Acecs vem colaborando para ajudar os demais municípios do Vale do Juruá no trabalho de estruturação das Associações Comerciais de cada município.

0146e8b1 ea7e 4d67 8b34 a828edcfaad1

Ao longo dos anos, os comerciantes locais enfrentam a árdua tarefa de empreender no extremo ocidental do Brasil. Os pioneiros do ramo empresarial enfrentaram inúmeras dificuldades no início da implantação do comércio na região. Para conseguir abastecer a cidade com mercadorias e bens indispensáveis à sobrevivência na região do Juruá, eram inúmeros os problemas enfrentados, que  iam desde as dificuldades na logística, alto valores cobrados no frete, dificuldade com transporte, dentre outras situações.

“Nossos antepassados conseguiram muitas vitórias através da coesão conseguida dentro da associação comercial: vencer os desafios dos transportes na época das chatas, o preço alto do frete aéreo, quando tinham que trazer os produtos de avião, o risco das balsas nos períodos de seca do rio, a luta gigantesca para manter nossa BR-364 aberta no período do verão, quando não havia pavimentação, e a permanente luta para mantê-la hoje em boas condições de trafegabilidade”, lembrou o presidente Luiz Cunha.

3ca5a377 8c7f 4f3a a73e 5ae3b0cf66a9

Em todas estas lutas, os membros da Associação Comercial estiveram à frente das batalhas em busca de uma solução para os problemas. Atualmente, os empresários lutam pelo desenvolvimento sustentado de toda a região, buscando a integração da região do Vale do Juruá com o país vizinho Peru, através da cidade Pucallpa. A luta é pela construção de uma estrada rodoviária que ligue os dois países.  

 

 sicredi2.png

© Copyright 2015 - Empresa Cruzeirense de Telecomunicações de Rádio e TV LTDA

Image
Image
Image

PUBLICIDADE

Image