Image
Image
Image
Image
Image


    #

    Cotidiano

    UPA de Cruzeiro do Sul é oficialmente inaugurada

    A Unidade de Pronto Atendimento de Cruzeiro do Sul (UPA) Jaques Pereira Braga foi oficialmente inaugurada na manhã desta segunda-feira (18). Devido a chegado do Ministro da Justiça e da Segurança Pública em Rio Branco, Sérgio Moro, o governador Gladson Cameli foi representado na solenidade pelo Presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau Júnior.

    O Presidente da Aleac falou sobre a importância de entregar uma obra de tamanha importância para o município e parabenizou a gestão do governador Gladson Cameli. 

    “É mais uma unidade de saúde, é a primeira em Cruzeiro do Sul, sendo a maior do estado. A UPA vai atender ainda mais, dando mais conforto e dignidade para nossa população, que não terá só o Hospital do Juruá. O atendimento será mais rápido, vai desafogar. A UPA está próxima de vários bairros, centralizada, com um acesso facilitado”, relatou o presidente.

    Mesmo antes de ser oficialmente entregue, a UPA começou a atender a população cruzeirense desde o dia 11 de novembro, no primeiro momento com serviços regulados, e na mesma semana abriu para o público em geral, em razão do surto de dengue que ocorre no município.

    O Secretário Estadual de Saúde Alisson Bestene, acompanhado do coordenador regional de saúde Roberto Holanda, do prefeito de Cruzeiro do Sul Ilderlei Cordeiro, do de Rodrigues Alves Sebastião Correia e do de Porto Walter Zezinho Barbary, além das demais pessoas que compõe as equipes de saúde, participaram da inauguração. O secretário estadual enfatizou os benefícios da obra para região.

    DSC 9061

    “A UPA é de regime próprio, temos o gerente da unidade juntamente com a equipe multiprofissional para atender a população. No que diz respeito a classificação de risco, o que é de baixa e média complexidade é desta unidade de pronto atendimento, e o que for de alta complexidade será referenciado para o Hospital do Juruá”, enfatizou.

    A unidade de Pronto atendimento recebeu o nome do técnico de enfermagem Jaques Pereira Braga, falecido em 2015. A esposa Odete Braga agradeceu a homenagem.

    “Ele foi um grande profissional, deixou um legado, como servidor da saúde e servidor público. Ele tinha um grande respeito pelo serviço e pela população. Foi uma grande homenagem e a família fica muito feliz”, agradeceu.

    A unidade de urgência e emergência tem capacidade para atender simultaneamente 03 pessoas ao mesmo tempo, conta com sala de curativo, de sutura e gesso, eletrocardiograma, um exame essencial para diagnosticar infarto. Conta ainda com sala de medicação e inalação, com 12 poltronas, além de 18 leitos de observação, sendo 06 masculinos, 06 femininos, 04 pediátricos e 02 isolamentos.

    Em cada turno de 12 horas a unidade contará com 02 médicos, 04 enfermeiros e 10 técnicos de enfermagem. O tempo de permanência do paciente no local deve ser no máximo de 24h, caso necessite de mais tempo de internação será regulado para o Hospital do Juruá por Samu. Da mesma forma, os atendimentos que de emergência que cheguem no local e necessitem de uma assistência especializada serão levados para o HJ.

    As pessoas serão atendidas na UPA com base no cronograma do Ministério da Saúde, que enfatiza preconiza o tempo de espera de atendimento, com base em cores. O vermelho é atendimento imediato por risco de morte. O amarelo é urgência sem grande risco de morte e poderá esperar até uma hora, já o verde sem risco de morte podendo esperar até 02 horas, e o azul são condições não urgentes que podem esperar até 04 horas, sendo pessoas que deveriam procurar as unidade básicas de saúde.

    banner sicredi

    banner gazin 300

    © Copyright 2015 - Empresa Cruzeirense de Telecomunicações de Rádio e TV LTDA

    Image
    Image
    Image

    PUBLICIDADE

    Image