Juruá Online

Previous Next

Ações da FIEAC ajudam acreanos em situação de emergência

Desde de 2020 que, não só o Acre, mas o Brasil inteiro vive momentos difíceis por conta da pandemia do Novo Coronavírus.
Com as vendas em baixa devido ao fechamento do comércio e, até mesmo, da indústria, em determinados momentos, pelo agravo da doença, as empresas sentiram economicamente a queda no seu poder de produção, negócios e consequentemente, na manutenção de funcionários. Em muitas delas, o quadro teve que ser reduzido.
A partir desse panorama, a Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) buscou meios de incentivar o setor da Indústria a criar condições para voltar a crescer.
E o primeiro passo foi pensar na saúde dos colaboradores das indústrias e seus familiares, sendo que muitos deles já haviam sido infectados pela Covid-19.
Com isso, a FIEAC disponibilizou testagem rápida para Covid-19 a colaboradores da Indústria de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, através do SESI.
O principal objetivo da ação é contribuir para a identificação da doença, para que possam realizar um tratamento precoce, evitando a proliferação a outros servidores e, consequentemente, a proporcionar a manutenção das atividades econômicas das empresas. Um preço acessível, bem abaixo do valor cobrado em laboratórios, foi estipulado, não somente aos colaboradores e seus familiares, mas para a comunidade em geral.
E a iniciativa deu certo. Para se ter uma idéia, somente em Rio Branco foram realizados, do dia 7 de julho de 2020 até 11 de fevereiro de 2021, cerca de 3.947 testes.
Já em Cruzeiro do Sul, no mesmo período, foram realizados 410 testes para identificação do Novo Coronavírus.
Ao todo, 117 empresas das duas cidades além das instituições SESI,FIEAC,IEL,SENAI e a comunidade foram atendidas.

A FIEAC, desde o início da Pandemia não parou suas atividades, destinando total apoio às empresas e trabalhadores.
Por ser um setor essencial, foi conquistado o direito de continuar trabalhando, garantindo a segurança sanitária para os trabalhadores e clientes.

Mas não foi só isso. Era preciso estruturar melhor as empresas, garantindo mais organização visando ao seu crescimento, especialmente em tempos de pandemia.
Por conta disso, a FIEAC, através do Sebrae, com o objetivo de fortalecer o setor empresarial, criou o Programa Reage Indústria, onde por meio de consultorias gratuitas, pretende melhorar o desempenho das empresas e, consequentemente, garantir a sua recuperação econômica, através da geração de emprego, renda e bons produtos no mercado.
Segundo Janaína Terças, coordenadora da Federação das Industrias do Acre no Juruá, “o Programa REAGE INDÚSTRIA, uma parceria entre FIEAC E SEBRAE, trouxe para Cruzeiro do Sul consultorias e capacitações para todos os setores, permitindo ganho real para as empresas que tiveram acesso a esses serviços, sem nenhum custo, melhorando seus produtos e serviços. Foram mais de 100 empresas do Juruá, dos mais diversos ramos da indústria, que receberam consultorias em Licenciamento Ambiental, Eficiência Energética, Consultorias dos Programas de Saúde e Segurança na Indústria - Novo Layout/Covid-19, Planejamento e Melhorias do Processo Produtivo, Curso de Marketing Digital, entre outros serviços.”
Outra medida importante foi a conquista da parceria com o Sebrae, onde foram levados mais de 250 atendimentos entre serviços e consultoria visando auxiliar as empresas a garantir o seu funcionamento.

As empresas participantes do Reage Indústria relatam um desempenho maior e melhor a partir das consultorias, desde resultados em termos de organização como também financeiros.
Outra ação importante da FIEAC é o apoio às pessoas afetadas pelas enchentes no estado.
Cerca de 200 sacolões e 200 kits de higiene e limpeza já foram entregues à Prefeitura de Rio Branco e ao Governo do Acre como forma de apoiar os desabrigados
A FIEAC, juntamente com as Federações do Comércio, da Agricultura e Federacre, desde o início vem se colocando à disposição para município e governo para auxiliar nesse sentido.
Já foram promovidas ações sociais mais diretas como a doação de sacolões e kits de limpeza para as famílias atingidas.

O presidente da Federação das Indústrias do Acre, José Adriano, destaca o papel social da entidade em momentos importantes e urgentes do povo acreano.
“Uma das coisas que a gente considera extremamente importante nesse momento de pandemia é o apoio à população que nós levamos, principalmente aos nossos trabalhadores do nosso setor da indústria, a condição de exames de covid com preços mais acessíveis”, pontua ele.
Adriano também destacou o apoio ao empresariado do Juruá e do Acre quanto às consultorias realizadas. “Com esse trabalho, o empresariado pôde rever sua planta industrial, rever suas estratégias em função do novo momento que a gente está sendo forçado a se preparar”.

E quanto ao apoio aos atingidos pelas enchentes, José Adriano destaca que o momento é emergencial e também merece a atenção da Federação. “Fizemos doação de sacolões e kits de limpeza para a cidade de Rio Branco, que foi muito afetada, através da Prefeitura e para o Governo do Estado, com a proposta de estarmos juntos, governo e setor empresarial, nesse momento em que a população passa por extrema dificuldade. Precisamos estar unidos”, concluiu.

 

 sicredi2.png

© Copyright 2015 - Empresa Cruzeirense de Telecomunicações de Rádio e TV LTDA