Juruá Online

Previous Next

Procura de pacientes no Pronto Socorro Covid de Cruzeiro do Sul aumentou 1000 % nos últimos 10 dias

Até o momento há 12 pacientes internados na UTI Covid de Cruzeiro do Sul. Caso essa quantidade aumente para 20 pessoas, poderá haver transferência de doentes para a capital do estado.

Com o aumento de internações no hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul por conta da Covid-19, já há uma preocupação com as ocupações nos leitos de UTI que vem aumentando significativamente.
Segundo Marlon Holanda, diretor Clínico do Hospital do Juruá, a instituição tem até esta quinta-feira ,21, doze leitos ocupados, sendo que há mais oito disponíveis. Caso o numero de internados nessa situação passe de 20 leitos de UTI, haverá necessidade de transferência de pacientes.
“O nosso quadro da UTI Covid são de 20 leitos operacionais no momento. Hoje nós estamos com 12 pacientes. Um paciente vai ter alta agora pela manhã. Nós vamos ficar com 11 pacientes. Nós temos 29 pacientes internados na Clínica Covid. Sendo que nós temos três pacientes instáveis que podem dar entrada na UTI nas próximas horas e isso ainda vai subir mais um pouco”.
O médico diz que a procura por atendimento no Pronto Socorro Covid-19 e internações no hospital tem sido assustadora.
“Foi um aumento assustador. Pra você ter uma idéia, nós tínhamos três pacientes na UTI há dez dias atrás. Hoje nós estamos em 12 e provavelmente aumente mais nas próximas horas. Na enfermaria nós tínhamos na média de dez, nove e onze pacientes. Hoje estamos com vinte e nove. Então teve um aumento aí em torno de 300 % a 400 % em 10 dias. Já o fluxo no PS Covid aumentou em média 1.000 % a mais do que era há 10 dias atrás.
Possíveis causas desse aumento avançado de casos de infecções são atribuídas ao período eleitoral e festas de final de ano. A situação segundo o médico Marlon Holanda é preocupante. “Nós temos um numero limitado de leitos e isso é no Brasil inteiro. Quando chegar aos 20 pacientes na UTI provavelmente vamos mandar o paciente pra outro lugar, espero que não. A nossa equipe está trabalhando bastante, os médicos estão dando o sangue praticamente, uma vez que nós estamos com um número limitado de profissionais. Conseguimos nas últimas horas um médico pra suprir o quadro da UTI, pois quando nós temos mais de 10 pacientes agente tem que colocar outro médico uma vez que há necessidade de haver dois médicos na unidade de terapia intensiva 24 horas. E agente conta com o apoio da população para que as pessoas fiquem em casa, façam medidas de distanciamento, de higiene porque a Covid não acabou. Já temos o início da vacinação, mas não há previsão de acabar”, concluiu.

 

 sicredi2.png

© Copyright 2015 - Empresa Cruzeirense de Telecomunicações de Rádio e TV LTDA