Com as frequentes chuvas que ocorrem na região do Juruá os moradores do bairro Miritizal estão convivendo com o medo e a preocupação com o desmoronamento de um barranco que fica situado próximo as suas residências.
Sem saber ainda o que fazer vendo que o rio se aproxima cada vez mais de sua casa e sem ter para onde ir, seu Manoel Gonçalves está desolado e diz que não consegue mais dormir com tranquilidade, imaginando um novo desbarrancamento a qualquer hora e que espera pela ajuda da prefeitura para conseguir um terreno e construir uma nova casa em um lugar mais seguro para viver com sua família.
O desbarrancamento aconteceu no último final de semana e levou parte da rede de água que estava sendo reconstruída na manhã desta quarta-feira,20, por servidores do Despasa e também arrastou um pequeno comércio que seu Manoel tinha, sendo que era de lá que tirava o sustento da sua família.
“Agente estava aí quando começou desmoronamento. Aí ficamos sem saber o que fazer. Quando vi que o comércio ia ser levado resolvi desmanchar meu ponto que tinha aqui. Até a minha casa está correndo o risco de cair”.
Gloria lima Mendonça é nora de seu Manoel e mora bem ao lado de seu genro e com isso teve que desmontar sua casa, pois corre o risco de ser levada pelo rio. Sem renda fixa a mulher é beneficiária do bolsa família e o esposo é diarista. Este por sua vez não está indo trabalhar por medo de que aconteça algo com sua família. A dona de casa se desespera dia após dia vendo o rio se aproximar cada vez mais e diz que não sabe o que fazer no momento.
“A gente ganha pouco e não temos condições de comprar um terreno. O único jeito é esperar pela prefeitura e espero que eles nos ajudem. O barranco estava longe e de repente chegou perto do “barrote”da nossa casa.”
Rosinete Pedrosa é cunhada de Glória Lima e afirma que a defesa civil já entregou cestas básicas para a família e o prefeito já esteve no local e garantiu que vai ajudá-los.
“O prefeito esteve aqui no domingo e disse que ia ver o que podia fazer sobre o terreno e espero que ele ajude mesmo,”concluiu.