logo_oficial.png

Acre

Mudanças climáticas tematizam debate em Cruzeiro do Sul

Mesa-redonda sobre mudanças climáticas ocorreu durante programação da 4ª Semana Acadêmica de Biologia, realizada no campus Floresta da Ufac de 3 a 5 de setembro, sob organização do Centro Acadêmico do curso e da coordenação de Ciências Biológicas (bacharelado).

Apresentou-se a professora Sonaira Souza da Silva, doutora e pesquisadora da área de georreferenciamento de focos de incêndio; ela falou sobre queimadas, expondo os principais fatores responsáveis pelos incêndios florestais e como o fogo modifica a paisagem natural. Também fez uma relação entre dias de estiagem e altas temperaturas com ocorrências de focos de calor.

Doutora em Ecologia, na área de Mudanças Climáticas, a professora Leandra Bordignon tratou de fatores que contribuem para mudanças climáticas, das consequências ambientais das alterações do clima e como algumas espécies sofrem os efeitos disso. E apresentou artigos das revistas “Science” e “Nature”, os quais alertam para o risco global de extinção de espécies à medida que a temperatura aumenta.

O professor do mestrado em Ciências Ambientais da Ufac no campus Floresta, Igor Oliveira, que possui doutorado em Ecologia, discutiu os impactos do clima futuro sobre ecossistemas amazônicos, a sinergia entre diferentes fatores e as transições em andamento e que são perceptíveis em tempo real, na fisionomia da floresta e na dinâmica de sazonalidade da pluviosidade.

 

 sicredi2.png

© Copyright 2015 - Empresa Cruzeirense de Telecomunicações de Rádio e TV LTDA

Image
Image
Image

PUBLICIDADE

Image