Foto: Ilustrativa
Redação Juruá Online
O Hemocentro de Juruá (Hemonúcleo) encontra-se em situação crítica, com o estoque de sangue em níveis escassos, especialmente para os tipos sanguíneos O negativo e AB negativo, que se encontram completamente zerados.
O Assistente Social Gean Carlos Barbosa, do Hemonúcleo, lançou um apelo à população para que se mobilize e doe sangue. “Iniciamos uma campanha na segunda-feira, que se estenderá até a próxima quarta-feira, com o objetivo de aumentar o número de doadores”, explicou Gean. A campanha conta com a parceria da Casa da União e do Senac, que mobilizarão seus membros e alunos para doarem sangue.
“Precisamos de doadores de todos os tipos sanguíneos, mas a situação é mais crítica para O negativo e AB negativo. A meta é conseguir reabastecer o estoque e garantir que o Hemonúcleo tenha condições de atender as demandas da população”, afirmou.
O Assistente Social destacou a importância da doação regular, lembrando que “uma bolsa de sangue salva quatro vidas”. “Cada doação é fundamental para garantir a saúde de muitas pessoas”, ressaltou.
Ele também fez um apelo para que empresas e instituições incluam ações sociais de doação de sangue em suas agendas. “Todas as empresas e instituições têm datas comemorativas. Se cada uma incluísse a doação de sangue, teríamos um estoque regular e mais fácil de controlar, o que seria fundamental para atender as necessidades da população”, disse.
A necessidade de doações se torna ainda mais urgente com a proximidade do período de festas e eventos como a ExpoJuruá, o novenário e o Festival da Farinha. “O verão já aumenta o índice de acidentes, e com as festividades, esse índice tende a aumentar ainda mais. Precisamos que a população nos ajude, pois a demanda por sangue certamente será maior”, explicou Jean.
A idade mínima para doar sangue é 16 anos, com autorização dos pais, e a idade máxima é 69 anos. É importante que o doador esteja em boas condições de saúde, sem sintomas gripais e sem ter consumido alimentos gordurosos nas últimas 4 horas.
O doador deve levar um documento com foto e, ao chegar ao Hemonúcleo, passará por uma entrevista médica e por exames. “Doar sangue é um ato de amor ao próximo e também um ato de cuidado consigo mesmo, pois você realiza um checkup completo com 13 exames, gratuitamente”, concluiu Gean.