Redação Juruá Online
No início do ano (2022), os profissionais da educação fizeram uma negociação na qual ficou acordado alguns pontos para que a gestão municipal cumprisse, no mês de agosto, o aumento do piso salarial instituído nacionalmente. Segundo o coordenador do Sinteac, Pedro Lima, os acordos não foram cumpridos.
Durante a última terça-feira (20), os professores das escolas municipais de Cruzeiro do Sul se manifestaram em reivindicação ao cumprimento do acordo. As escolas da zona urbana e rural suspenderam as atividades escolares, ficando apenas uma parte dos servidores de apoio trabalhando por escala.
Já nessa quinta-feira (22), a categoria de professores em assembleia com a gestão municipal, decidiu suspender a greve até o dia 15 de outubro, já que a prefeitura se comprometeu a atender as reivindicações.
“Ontem na assembleia que realizamos já no finalzinho da tarde, a categoria decidiu suspender a greve até o dia 15 de outubro. Que isso fique claro que não foi parar a greve, foi suspender, porque a gestão municipal apresentou alguns pontos de pautas importantes, mesmo não atendendo os cem por cento do que a categoria estava reivindicando, mas nós consideramos avanços importantes”, explicou Pedro Lima, presidente do Sinteac.