Redação Juruá Online
O governo do Acre decretou estado de emergência em saúde pública devido às enchentes e intensas chuvas que atingiram 19 municípios desde 21 de fevereiro. O decreto nº 11.419 foi publicado nesta sexta-feira, 1º, no Diário Oficial do Estado (DOE), com validade de 180 dias.
Com essa medida, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) pode agora autorizar despesas relacionadas a créditos destinados às atividades de saúde pública. Além disso, a Sesacre está autorizada a tomar ações administrativas urgentes para enfrentar a situação de emergência mencionada no decreto, incluindo a movimentação de contas bancárias ou fundos específicos.
A área da Saúde demanda ação imediata devido às cheias. O decreto permite a aquisição rápida de estrutura e insumos necessários para atender à população afetada.
O Acre enfrenta uma das piores enchentes de sua história, impactando 19 municípios com inundações de rios e igarapés. Municípios como Brasileia e Jordão já atingiram cotas históricas de transbordamento, afetando 75% e 80% de suas cidades, respectivamente.
O governo, por meio das secretarias, está intensificando ações diárias de assistência, especialmente na remoção de famílias das áreas comprometidas. Além disso, estão sendo arrecadados e enviados alimentos, insumos, materiais de higiene, limpeza e medicamentos para todos os municípios afetados.