Redação Juruá Online
Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), divulgou nesta segunda-feira, 27, o Calendário de Eventos do Acre para 2025. O documento, publicado no Diário Oficial do Estado, apresenta mais de 70 festividades e tem como objetivo promover a transparência das ações da administração pública, além de fomentar a economia local dos municípios.
“O calendário de eventos traz diversas festividades que impactam positivamente as cidades acreanas, fortalecendo tradições e culturas. Incluímos mais de 20 festivais indígenas, que impulsionam o etnoturismo, além do turismo religioso. Esses eventos geram renda e contribuem para o desenvolvimento das cidades”, afirmou Marcelo Messias, secretário de Turismo e Empreendedorismo.
O calendário também serve como um guia para o planejamento do Poder Executivo estadual, prefeituras e empresários do setor turístico, além das comunidades locais. Entre os eventos destacados estão o Carnaval, Jogos Escolares e as edições da Expoacre, além de festivais culturais, desportivos e ecológicos.
Festivais Indígenas e Turismo Religioso
O documento inclui 23 festivais indígenas, como o Kãda Shawã Kaya, que acontece em Porto Walter, e a Conferência Indígena de Ayahuasca, programada para os dias 25 a 29 de janeiro. No mês de julho, oito festivais indígenas estão agendados, destacando a diversidade cultural do estado.
Além disso, o calendário contempla eventos de turismo religioso, como o Novenário em honra a Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul, e a Caminhada Religiosa Ecológica em Assis Brasil, que atraem milhares de fiéis anualmente.
Essa iniciativa visa não apenas a promoção das festividades, mas também o fortalecimento da economia local e a valorização das tradições culturais do Acre.





