booked.net

Fim das restrições: o que falta para que Covid vire uma endemia no Brasil?

A exemplo do que ocorre no exterior, algumas cidades e estados do país revogaram o uso obrigatório de máscaras e algumas outras medidas que marcaram os últimos dois anos. Especialistas pedem cautela e entendem que é preciso aguardar um pouco mais antes de declarar de vez o fim da pandemia

Compartilhe:

Assim como anunciado em locais como Dinamarca, França e Reino Unido, várias cidades e estados brasileiros começaram recentemente a relaxar todas as medidas restritivas contra a Covid-19.

Em alguns municípios, como no Rio de Janeiro, o uso de máscaras não é mais obrigatório em locais abertos ou fechados desde o dia 8 de março.

Medidas semelhantes foram implementadas recentemente em estados como Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Maranhão, além do Distrito Federal.

Em outros locais, como Minas Gerais e Rio de Janeiro, o governo estadual delegou às prefeituras a decisão de manter ou não o uso desse equipamento de proteção.

A ideia dos gestores é substituir aos poucos as obrigações da lei por recomendações e orientações.

  • SÃO PAULO: vai retirar obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre; regras para escolas serão decididas na quarta
  • PERNAMBUCO: não tem previsão para retirar obrigatoriedade de máscaras, diz governo
  • CEARÁ: não tem previsão para discutir flexibilização do uso de máscaras, diz Secretaria da Saúde
  • ACRE: governo diz que máscara não é mais obrigatória, mas recomenda uso em locais fechados

Em postagens feitas nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro também declarou que “o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para endemia a atual situação da Covid-19 no Brasil”.

Essas modificações nas políticas públicas acontecem na esteira da onda da variante ômicron, que provocou um recorde de novos casos da doença nas primeiras semanas de 2022 no Brasil, mas arrefeceu e está em queda livre desde a segunda quinzena de fevereiro.

Por G1

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima