booked.net
spot_img

EUA indicam Elizabeth Bagley como nova embaixadora no Brasil

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira a indicação de Elizabeth Bagley como embaixadora no Brasil. O nome dela ainda precisa ser aprovado pelo Senado americano.

Bagley foi embaixadora em Portugal entre 1994 e 1997, durante o governo de Bill Clinton, e também serviu como representante especial para a Assembleia Geral da ONU, segundo um comunicado da Casa Branca, acrescentando que ela “trabalha com diplomacia e advocacia há mais de quatro décadas”. Atualmente, é proprietária e diretora da empresa de telefonia celular SBI no estado do Arizona.

Doutora em direito pela Universidade de Georgetown, ela já foi conselheira dos secretários de Estado John Kerry e Hillary Clinton, nos governos de Barack Obama, e Madeleine Albright, no governo de Bill Clinton.PUBLICIDADE

“No início de sua carreira, Bagley trabalhou com o Departamento de Estado e o Congresso para os Tratados do Canal do Panamá, foi assistente especial para os Acordos de Camp David e auxiliou nas conexões com o Congresso para a Conferência sobre Segurança e Cooperação na Europa (Acordos de Helsinque) em Madri, na Espanha”, diz o comunicado da Casa Branca.

Segundo o jornal americano Wall Street Journal, Bagley é uma doadora de longa data do Partido Democrata, sigla do presidente Joe Biden.

A missão diplomática em Brasília está sem embaixador desde meados de 2021, quando Todd Chapman — que fora indicado pelo ex-presidente Donald Trump — anunciou  sua aposentadoria após comandar a representação diplomática desde março de 2020.

No seu período em Brasília, Chapman desenvolveu uma relação próxima com Bolsonaro e seus filhos. Em 4 de julho de 2020, feriado do Dia da Independência americana, Chapman participou de um churrasco com o presidente Jair Bolsonaro na embaixada três dias após o chefe de Estado ter sido diagnosticado com Covid. Todos posaram para fotos sem máscara e sem distanciamento social.

Nesta quarta-feira, o governo americano também indicou nomes para outras embaixadas: Jane Hartley — ex-embaixadora na França — para o Reino Unido, Alexander Laskaris — membro de carreira do Serviço de Relações Exteriores e ex-embaixador na Guiné — para o Chade e Alan Leventhal — presidente e CEO da empresa de investimentos imobiliários Beacon Capital Partners — para a Dinamarca.

Via-O globo

Anúncio Patrocinadospot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS