booked.net

Erro na lista de aprovados da UFPR: ‘Não havia outra alternativa senão efetuar a correção das notas’, diz coordenador de Núcleo de Concursos

Compartilhe:

O coordenador do Núcleo de Concursos (NC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Alexandre Trovon, disse que “não havia outra alternativa senão efetuar a correção das notas” do vestibular da instituição, que teve o resultado retificado um dia após a divulgação. Com a mudança, 31 nomes que tinham sido publicados como aprovados foram substituídos.

A  primeira lista de aprovados foi divulgada na tarde de terça-feira (31), e a correção foi publicada na noite de quarta (1). De acordo com a UFPR, a primeira divulgação não considerou a alteração de notas após recursos sobre a prova de redação do vestibular.

“O Núcleo de Concursos lamenta e se solidariza com estes 31 candidatos, mas não havia outra alternativa senão efetuar a correção das notas respeitando os outros 31 candidatos que deveriam ter sido aprovados”, afirmou Trovou.

De acordo com o responsável pelo Núcleo de Concursos, houve uma “falha pontual” no processamento das notas, que sofreu um ajuste por causa da aplicação das provas em uma fase única, devido ao cenário de pandemia.

“Questões objetivas e produção de texto ocorreram no mesmo dia. Isso exigiu ajustes técnicos no sistema de processamento das notas. Lamentavelmente, neste processo ocorreu uma falha pontual que levou à retificação da lista de aprovados”, disse.

Alexandre Trovon, responsável pelo Núcleo de Concursos da UFPR — Foto: Divulgação/UFPR

Alexandre Trovon, responsável pelo Núcleo de Concursos da UFPR — Foto: Divulgação/UFPR

Segundo Trovon, houve falha no processamento das notas de 467 candidatos que entraram com recurso em relação à correção da redação e tiveram o pedido acatado pela banca.

“O erro foi percebido pela equipe logo após a divulgação da lista de aprovados. Nós então mobilizamos uma equipe para analisar a situação e buscar uma solução”, disse o coordenador do NC.

Universidade Federal do Paraná (UFPR) — Foto: Reprodução/RPC

Universidade Federal do Paraná (UFPR) — Foto: Reprodução/RPC

A maior parte dos nomes substituídos estava na lista de aprovados do curso de medicina. Veja a seguir:

  • Medicina (Curitiba): 21 nomes
  • Medicina (Toledo): 4 nomes
  • Direito (matutino): 2 nomes
  • Odontologia (Curitiba): 1 nome
  • Fisioterapia (Curitiba): 1 nome
  • Biomedicina (Curitiba): 1 nome
  • Medicina Veterinária (Curitiba): 1 nome

Por causa do erro, a instituição suspendeu a divulgação do desempenho individual e a abertura do processo de envio dos documentos para o registro acadêmico.

Uma comissão de sindicância foi instaurada para apurar o caso.

Frustração

Estudantes que estavam na primeira lista de aprovados e tiveram os nomes retirados disseram que o sentimento é de frustração.

Em pouco mais de 30 horas, a euforia dos estudantes José Paulo Sampaio e Erykson Julianni, de Curitiba, pela aprovação para o curso de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi substituída pela revolta de ver o nome retirado da lista.

“Eu preferia não ter passado direto do que falarem que a gente passou, terem deixado a gente um dia comemorando e fazendo planos para, de repente, dizerem ‘não, desculpa, vocês não passaram mais”, lamentou Erykson.

Erykson Julianni teve o nome retirado da lista de aprovados da UFPR, após universidade corrigir resultado — Foto: Reprodução/RPC

Erykson Julianni teve o nome retirado da lista de aprovados da UFPR, após universidade corrigir resultado — Foto: Reprodução/RPC

José Paulo conta que a frustração veio após um alívio do que achou que seria o fim de uma rotina de 12 horas diárias de estudo para tentar uma vaga no curso de medicina. Ele chegou, inclusive, a raspar o cabelo na comemoração.

O responsável pelo Núcleo de Concursos, Alexandre Trovon, afirmou que os estudantes devem ficar atentos às chamadas complementares do vestibular, que serão divulgadas nas próximas semanas.

“Certamente vai haver vagas nas maiorias dos cursos da universidade, inclusive nestes que tiveram as listas de aprovados retificada”, disse.

José Paulo Sampaio raspou o cabelo e comemorou ao ver nome na lista de aprovados ao curso de medicina da UFPR — Foto: Reprodução/RPC

José Paulo Sampaio raspou o cabelo e comemorou ao ver nome na lista de aprovados ao curso de medicina da UFPR — Foto: Reprodução/RPC

Vestibular

De acordo com a universidade, mais de 39 mil pessoas se inscreveram para o vestibular.

Esta edição do vestibular disponibilizou 5.383 vagas para 128 cursos de graduação.

O resultado, que inicialmente seria divulgado em 9 de setembro, foi antecipado para que os alunos tivessem tempo de realizar todos os trâmites de matrícula, segundo a UFPR.

As aulas vão começar no dia 20 de setembro.

Via-G1

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima