A Justiça Eleitoral fez nesta sexta-feira (23) a carga e lacre das urnas eletrônicas que vão ser usadas na 1ª e 9ª zona, que abrangem os municípios de Rio Branco, Bujari e Porto Acre. São 957 equipamentos que devem ser lacrados, sendo 888 apenas da capital acreana.
Ao todo, 2.883 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022 no estado. Desse total, 2.124 são urnas de seção e 759 de contingência, equipamentos reservas que podem ser usados caso alguma urna de seção precise ser trocada.
Nas zonas eleitorais do interior esse processo foi iniciado na última quarta (21) e será finalizado em todo o estado até o próximo domingo (25) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC). Nesta etapa são inseridos, manualmente, os dados de todos os candidatos que concorrem neste pleito e também dos eleitores que estão aptos a votar.
Carga e lacre são feitos após a geração de mídias. A diretora-geral do TRE-AC, Rosana Magalhães, explicou que a carga e lacre das urnas representa o encerramento de processo de preparação das eleições. Ela acrescentou que esse processo é gradativo para que seja garantido o suporte para as equipes do interior.
“Esse é um momento importante porque, digamos assim, a atriz principal desse grande processo, que é a urna eletrônica, vai receber todas as informações oficiais da eleição. Vão receber dados de candidatos, eleitores e programas que vão funcionar. Esse é o grande momento de preparar a urna e cada uma se transforma na urna da sessão que recebeu os dados. A partir daí ficam lacradas sob a responsabilidade de cada juiz eleitoral e somente será utilizada pelo mesário no dia da eleição”, destacou.
Nesta etapa também que são feitos testes de funcionalidade e acessibilidade em uma a uma das urnas para saber se todos os equipamentos estão operando corretamente. A cerimônia conta com a presença de representantes da Polícia Federal, Tribunal de Justiça (TJ-AC), Defensoria Pública Estadual, Tribunal de Contas (TCE-AC) e de outros órgãos fiscalizadores.
“Para a Justiça Eleitoral isso significa muito, significa uma parceria necessária e, ao mesmo tempo, um nível de transparência muito grande porque a presença dos órgãos fiscalizadores nos dá uma tranquilidade de estarmos no caminho certo para dar mais transparência ao processo. Muito nos interessa a presença deles aqui e na auditoria que será feita”, complementou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/6/8/pxHogrRFqgY7wpv1mBiw/urnas-i.jpg)
Geração de mídia
No último dia 13, foi iniciada a geração de mídias que serão usadas nas urnas eleitorais deste ano. Em todo o estado, mais de 580 mil eleitores estão aptos a votarem.
O procedimento, que ocorreu na sede dos cartórios eleitorais, é feito por meio do sistema gerenciador de dados, aplicativos e interface com a urna eletrônica. A geração de mídias é feita após o registro de candidatura dos políticos que vão concorrer ao pleito 2022. O prazo final para esse registro terminou nessa segunda-feira (12) e o TRE-AC indeferiu 22 pedidos.
Com informações g1