Na manhã desta quinta-feira (13), moradores da comunidade Foz do Paraná dos Mouras, na zona rural de Rodrigues Alves, relataram dificuldades após o desabamento da Ponte do Jacu, na comunidade Pucalpa. A estrutura, que já apresentava sinais de desgaste, não resistiu às fortes chuvas dos últimos dias e colapsou, isolando a região via terrestre e dificultando o transporte de moradores, produtos e serviços essenciais.
O diretor do Deracre em Cruzeiro do Sul, Mauri Barbosa, informou que o órgão foi acionado pela prefeitura de Rodrigues Alves e pelo prefeito Selatiel para prestar apoio na reconstrução da ponte. Segundo Barbosa, três pontes na região estavam em condições críticas, e duas já foram restauradas. A Ponte do Jacu, que seria a próxima a ser reconstruída, desabou antes da execução da obra.
“Nós estamos apenas aguardando a chuva amenizar para irmos ao local e iniciar um desvio, além da reconstrução da ponte. O Estado, por meio do governador Gladson Cameli, e o Deracre estão mobilizados para dar esse suporte à comunidade”, afirmou o diretor.
Além da reconstrução da ponte, Barbosa destacou que a equipe do Deracre aproveitará a operação para realizar melhorias em trechos críticos da estrada que dá acesso à comunidade. A região, caracterizada por ladeiras íngremes e pontos vulneráveis a erosões, necessitará de intervenções para garantir a trafegabilidade e evitar novos danos durante o período chuvoso.
Com informações: Juruá 24 Horas