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Crescimento de delivery e negócios com material reciclável aquecem a economia em Cruzeiro do Sul em tempo de pandemia

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O isopor que embala o hambúrguer, os guardanapos que vem na sacola de papel junto com os saches de ketchup e mostarda. Tudo isso em apenas um pedido individual.

O delivery processou milhares de pedidos como esse em apenas um mês durante a pandemia, o que mostra o crescimento da forma de consumo da população. “Esses pedidos cresceram bastante devido a pandemia e pra não fechar investimos na parte de delivery”, informou Ismael Carlos, empresário.

O isolamento social provocou uma mudança radical no perfil de compra e no lixo acumuldo pelos cruzeirenses. O comércio online com serviços na entrega por aplicativo disparou em 15% com a coleta de materiais recicláveis na região, segundo o que destacou a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Cruzeiro do Sul. “Esse material de delivery aumentou e o nosso trabalho tem o objetivo de fazer de Cruzeiro do Sul uma cidade sustentável”, declarou Eutimar Sombra, gerente da Coopsul.

Mas a reciclagem não acompanhou o aumento da produção do material reciclável. Por falta de apoio, a cooperativa teve as suas atividades reduzidas na quarentena. “A gente hoje faz a coleta seletiva só do centro da cidade. Temos uma média de 15%, também recebemos coleta solidária e temos o apoio da prefeitura”, concluiu o gerente da Coopsul.

É fundamental que cada um cuide bem do lixo gerado na sua casa, para não haver risco de contaminação para os profissionais de limpeza, assim como a agressão ao meio ambiente. Isso é o que o projeto da UFAC propõe, como forma de conscientização. “Unirmos forças com a Secretaria de Meio Ambiente, na ideia de levar a educação ambiental e conscientização ambiental, não só em relação ao descarte de lixo, mas a questão da saúde pública”, concluiu,Leandra Bordignon, professora.

Juruá Online

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