“Uma gestante imunizada protege duas vidas”, escreveu o especialista.
O médico infectologista Thor Dantas, um dos que mais se destacam no combate ao coronavírus no Acre, usou as suas redes sociais neste domingo (18) para defender a vacinação de mulheres grávidas contra a covid-19.
“Uma gestante imunizada protege duas vidas”, escreveu o especialista.
Uma portaria do Ministério da Saúde recomenda que mulheres grávidas que tenham doenças prévias (comorbidades) recebam a vacinação contra a Covid-19. A indicação é uma mudança em relação a diretrizes anteriores da pasta. As novas orientações foram publicadas em 15 de março.
As grávidas sem doenças prévias não eram citadas no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, divulgado em janeiro. Agora, elas podem ser vacinadas após uma avaliação de riscos e benefícios, principalmente em relação às atividades desenvolvidas pela mulher.
“Vacina contra covid para as gestantes deve ser uma prioridade”, finalizou Dantas.
A nova recomendação para que as mulheres grávidas com doenças prévias (comorbidades) sejam vacinadas engloba as seguintes doenças:
- diabetes
- hipertensão arterial crônica
- obesidade (IMC maior ou igual a 30)
- doença cardiovascular
- asma brônquica
- imunossuprimidas
- transplantadas
- doenças renais crônicas
- doenças autoimunes
Embora o grupo tenha ganhado destaque no processo de imunização, a orientação do MS é que as gestantes, lactantes e puérperas procurem os serviços de saúde somente quando chegar a fase de vacinação do grupo prioritário no qual elas estão inseridas.
POR EVERTON DAMASCENO