Redação Juruá Online
Em Cruzeiro do Sul, durante forte chuva desta terça-feira (15), o Igarapé Preto, ponto turístico de lazer bastante conhecido em todo Acre, foi inundado por água barrenta, escoada da rua devido o grande volume de chuva em pouco tempo.

Além disso, no local também houve erosão em uma calçada, fazendo com que uma cratera de grande proporção surgisse.

Recentemente, a rodovia AC-405, onde fica localizado o Igarapé Preto, vem passando por uma duplicação. Considerada um dos maiores investimentos da gestão do governador Gladson Cameli, a obra vem gerando grandes expectativas nos habitantes de Cruzeiro do Sul.

O engenheiro responsável pelo projeto de duplicação, Leandro Lima, explicou que o problema aconteceu numa calçada antiga da prefeitura, portanto, numa área que não é referente as obras da AC-405.
“Acredito que uma linha antiga de drenagem que exista ali acabou vazando. Choveu muito, e com isso, a água deve ter penetrado e causado essa erosão”, declarou o engenheiro.
Além disso, o engenheiro explicou também que existe uma obra da prefeitura no local, que durante a chuva fez com que algum material se misturasse e acabasse escoando até o Igarapé Preto.

“Antes essa água corria toda por uma canaleta que existia ali onde a prefeitura está fazendo uma arquibancada. Como fizeram essa arquibancada e não fizeram uma drenagem, a água escorre toda para a rua”, pontuou Leandro Lima, engenheiro.
O secretário de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, Igor Neves, aponta, que de fato, a situação decorre da atividade de pavimentação e ampliação da AC-405. E que a fiscalização é responsabilidade do Instituto de Meio Ambiente do Acre – Imac.
“Essa obra foi licenciada pelo IMAC, autarquia responsável pelo licenciamento no estado. E até pra que fique claro o órgão que licencia é o mesmo que deve fiscalizar”, cita.
O responsável pelo Imac de Cruzeiro do Sul, Esmael Maia, afirma que a obra foi licenciada e é fiscalizada pelo órgão.
“Esse nosso inverno amazônico não é brincadeira não e agora que está iniciando. Amanhã poderemos estar indo até o local verificar”, concluiu.