O quarteto de astronautas cidadãos recém-formados que compõem a missão Spacex Inspiration4 são esperados para pousar no Atlântico fora da Flórida neste sábado (18), completando um voo de três dias da primeira tripulação toda civil já lançada em órbita terrestre.
Para se preparar para a reentrada atmosférica e retornar à Terra, o veículo Spacex Crew Dragon completou duas “queimaduras” de foguetes na sexta-feira para diminuir sua altitude e alinhar a trajetória da cápsula com o local de pouso alvo.
A cápsula Dragon, apellidada de Resilience, está programada para cair de paraquedas no mar em torno de 20h (horário de Brasília), de acordo com a Spacex, a empresa privada de foguetes fundada pela Tesla Inc.
A Spacex forneceu a nave espacial, lançou-a da Flórida e voou da sede suburbana da empresa em Los Angeles.
A equipe do Inspiration4 decolou na quarta-feira (15) do Kennedy Space Center em Cabo Canaveral no topo de um dos foguetes Falcon 9 reutilizáveis de dois estágios da SpaceX.
Dentro de três horas a cápsula da tripulação tinha atingido uma altitude orbital de cruzeiro de pouco mais de 363 milhas (585 km) – maior do que a Estação Espacial Internacional ou Telescópio Espacial Hubble, e o mais distante que qualquer ser humano voou da Terra desde o programa lunar Apollo da NASA terminou em 1972.
Ele também marcou o voo de estreia do novo negócio de turismo espacial de Musk e um salto à frente dos concorrentes também oferecendo passeios em foguetes para clientes dispostos a pagar uma pequena fortuna para experimentar a alegria do voo espacial e ganhar asas de astronauta amador.
A equipe Inspiration4 foi liderada por Jared Isaacman, diretor executivo da empresa de comércio eletrônico Shift4 Payments Inc, que assumiu o papel de “comandante da missão.”
Ele tinha pago uma quantia não revelada, mas alegadamente enorme – colocado pela revista Time em cerca de US $ 200 milhões – para o companheiro bilionário Musk para todos os quatro lugares a bordo do Dragão Tripulante.
Isaacman foi acompanhado por três tripulantes menos abastados que ele havia selecionado – o geocientista e ex-candidato astronauta da NASA Sian Proctor, 51, o médico assistente e sobrevivente do câncer de osso da infância Hayley Arceneaux, 29, e o engenheiro de dados aeroespacial e veterano da Força Aérea Chris Sembroski, 42.
Isaacman concebeu o voo principalmente para aumentar a conscientização e doações para uma de suas causas favoritas, o St. Jude Children’s Research Hospital, um dos principais centros de câncer pediátrico em Memphis, Tennessee, onde Arceneaux era um paciente e agora trabalha.
A tripulação do Inspiration4 não teve nenhum papel no voo da espaçonave, que foi operada por equipes de voo terrestres e sistemas de orientação a bordo, embora Isaacman e Proctor sejam ambos pilotos licenciados.
A Spacex já foi classificada como a empresa mais bem estabelecida na constelação de empreendimentos comerciais de foguetes, tendo lançado inúmeras cargas e astronautas para a estação espacial da NASA.
Dois operadores rivais, a Virgin Galactic Holdings Inc , e a Blue Origin, inauguraram seus próprios serviços de astroturismo nos últimos meses, com seus respectivos executivos fundadores, os bilionários Richard Branson e o fundador da Amazon.com, Jeff Bezos, cada um indo junto para o passeio.
Esses voos suborbitais, com duração de minutos, foram saltos curtos em comparação com os três dias em órbita do Inspiration4.
Via – CNN