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02 de Abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Redação Juruá Online

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

O maior objetivo das terapias para o autismo é que cada pessoa tenha seus desafios de aprendizado identificados e trabalhados de maneira saudável, e sempre adaptados à realidade na qual vivem. Com isso, cada pessoa pode crescer com sua independência e atingir todo o seu potencial

A psicóloga clínica Elis Bissoli, com especialização em desenvolvimento infantil e pós-graduanda em ABA, destaca a importância dos pais em observar o desenvolvimento da criança, pois, a partir daí, se tem noção de algum tipo de necessidade especial.

Dentre as características citados pela psicóloga estão: dificuldade de contato visual, comportamentos repetitivos, Ecolalia (repetição mecânica de frases que ouve), maior interesse em objetos do que pessoas, Esteriotipias (comportamentos motores repetitivos), entre outros.

A psicóloga conta que, ao olhar a família da criança como um todo, aprende muita empatia. “Os pais passam por muitas dificuldades diárias, que exigem renúncias de seus sonhos e trabalhos. Uma das coisas que eu, acompanhando de perto, posso dizer que a renúncia, o amor, e as forças que eles tiram todos os dias é um combustível para mim e me renova”, disse a psicóloga.

Psicóloga Elis Bissoli em entrevista no Bom dia Juruá. Número para contato: 68 999417509

Em Cruzeiro do Sul, por conta dos contingentes casos registrados, foi criado a Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo (APAA), na qual 170 pais, de mais de 180 crianças, são associados.

Dois principais projetos são prioridades na Associação: Cuidando do Cuidador, que atua com os pais sobre como lidar com os comportamentos das crianças; e o projeto Incluir Para Aprender, que ocorre através de palestras nas escolas sobre o autismo.

A APAA está organizando para o mês de abril uma série de programações, confira abaixo:

Conforme a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico a Inclusão (NAPI), Meyrecler Padilha, o profissional é fundamental no acompanhamento do aluno.

Segundo a coordenadora, atualmente, a grande importância é em relação à formação. Para o professor mediador proporcionar autonomia à pessoa com o espectro autista, é necessário ter conhecimento e preparação. No estado, existe uma média de 50 professores mediadores contratados para atender os alunos com o espectro mais elevado.

Ivelise Lima é mãe de uma criança autista, por conta da necessidade especial da filha, ela se especializou em autismo para encontrar maneiras adequadas de melhorar a qualidade de vida desse público. Ela aconselha aos pais que notarem qualquer atraso no desenvolvimento básico do filho que levem a um pediatra. “O tratamento também vai muito dos pais, as vezes existe uma negação e isso não é bom. A aceitação é a melhor coisa”, diz a mãe.

Ivelise também ressalta a importância de contratação de mediadores ou de assistentes educacionais, com o mesmo período que os demais professores. Existem crianças com o autismo mais severo que não vão estudar por conta da lentidão do processo no Acre.

Ivelise Lima

Compreender e estudar esse transtorno é importante para que mais pessoas sejam diagnosticadas precocemente e tenham acesso a terapias, as quais podem ser decisivas para o seu desenvolvimento.

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